Subvariante BA.2 não é mais grave que Ômicron original, diz OMS

Por Matheus Barros, editado por Lucas Soares 22/02/2022 17h54
Subvariante ômicron
Imagem: Jon allende/Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Em uma entrevista coletiva, Maria Van Kerkhove, líder técnica de combate à Covid-19 da Organização Mundial da Saúde (OMS), afirmou que a subvariante BA.2 não é mais grave que a versão original da Ômicron, a BA.1.  

Kerkhove disse que ao analisar uma amostras de pacientes de diferentes países é possível notar que não há uma diferença na gravidade entre as suas versões da variante.  

“Portanto, este é um nível semelhante de gravidade no que se refere ao risco de hospitalização. E isso é muito importante, porque em muitos países, eles tiveram uma quantidade substancial de circulação, tanto de BA.1 quanto de BA.2″, concluiu a líder técnica da OMS.

Leia também!

Brasil confirma 12 casos da subvariante da Ômicron

O Ministério da Saúde divulgou o boletim atualizado dos casos da subvariante da Ômicron da Covid-19 na última quarta-feira (16). O Brasil confirmou até o momento 12 registros da nova versão da cepa.

Dos 12, sete ocorreram no estado de São Paulo e outros três no Rio de Janeiro. Minas Gerais e Santa Catarina acumulam um caso cada. O último foi no último sábado, na capital paulista. Segundo as informações da Secretaria Municipal de Saúde, se trata de um homem de 45 anos.

ômcrion
Subvariante BA.2 não é mais grave que Ômicron original, diz OMS. Imagem: StepanPopov/Shutterstock

O paciente apresentou apenas sintomas leves e já foi vacinado com as três doses do imunizante contra Covid-19. Os primeiros sinais da doença se manifestaram no dia 30 de janeiro e a quarentena de 14 dias foi cumprida “em bom estado de saúde”, diz a secretária.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

Matheus Barros
Redator(a)

Formado em Jornalismo pela FIAM FAAM, Matheus Barros iniciou seu trabalho em redação jornalística no portal da RedeTV! e hoje atua como repórter de Internet e Redes Sociais do Olhar Digital.

Lucas Soares
Editor(a)

Lucas Soares é jornalista formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e atualmente é editor de ciência e espaço do Olhar Digital.