Cineastas ucranianos pedem ação da comunidade internacional

Ana Luiza Figueiredo25/02/2022 17h21
cineastas ucranianos manifesto declaração
Kryvyi Rih, Ukraine - June 1, 2018: Little girl at the poster with photo of prisoner crimean director Oleg Sentsov during the action "Free Sentsov" in Kryvyi Rih (Ukraine) on June 1, 2018
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Com a invasão da Ucrânia pela Rússia, diversas áreas da sociedade tiveram membros se manifestando, inclusive o cinema. Um grupo dos principais cineastas e profissionais da indústria cinematográfica ucranianos apresentaram declarações solicitando intervenção internacional no conflito.

Entre os que se manifestaram está Oleg Sentsov, diretor e ativista ucraniano que passou anos em uma prisão russa cumprindo uma pena que a Anistia Internacional considerou fabricada, além de Maryna Er Gorbach e Anna Machukh.

Em seu comunicado individual, Sentsov afirma que “este é um desafio para o mundo democrático inteiro” e que a Ucrânia “não está apenas defendendo sua terra” e sim “resistindo à tirania iminente.”

O grupo liberou um manifesto coletivo, traduzido abaixo:

“Hoje, a Rússia lançou uma guerra em grande escala contra a Ucrânia. Agora, mais do que nunca, precisamos da ajuda da comunidade internacional e de quem entende que amanhã a guerra pode estar à sua porta. Falamos sobre a guerra no leste da Ucrânia em nossos filmes há oito anos. Você os assistia nos festivais. Mas este não é um filme, mas a nossa realidade. E hoje essa realidade se espalhou por todo o nosso país sem exceção. Os cineastas ucranianos apelam para que você não fique em silêncio e não fique de lado. Eles estão pedindo ajuda e certas ações que podem ajudar a Ucrânia a recuperar a paz.”

Leia mais!

Já assistiu aos novos vídeos noYouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

Ana Luiza Figueiredo é repórter do Olhar Digital. Formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), foi Roteirista na Blues Content, criando conteúdos para TV e internet.