Com a invasão da Ucrânia pela Rússia, diversas áreas da sociedade tiveram membros se manifestando, inclusive o cinema. Um grupo dos principais cineastas e profissionais da indústria cinematográfica ucranianos apresentaram declarações solicitando intervenção internacional no conflito.
Entre os que se manifestaram está Oleg Sentsov, diretor e ativista ucraniano que passou anos em uma prisão russa cumprindo uma pena que a Anistia Internacional considerou fabricada, além de Maryna Er Gorbach e Anna Machukh.
Em seu comunicado individual, Sentsov afirma que “este é um desafio para o mundo democrático inteiro” e que a Ucrânia “não está apenas defendendo sua terra” e sim “resistindo à tirania iminente.”
O grupo liberou um manifesto coletivo, traduzido abaixo:
“Hoje, a Rússia lançou uma guerra em grande escala contra a Ucrânia. Agora, mais do que nunca, precisamos da ajuda da comunidade internacional e de quem entende que amanhã a guerra pode estar à sua porta. Falamos sobre a guerra no leste da Ucrânia em nossos filmes há oito anos. Você os assistia nos festivais. Mas este não é um filme, mas a nossa realidade. E hoje essa realidade se espalhou por todo o nosso país sem exceção. Os cineastas ucranianos apelam para que você não fique em silêncio e não fique de lado. Eles estão pedindo ajuda e certas ações que podem ajudar a Ucrânia a recuperar a paz.”
Leia mais!
- “Agatha: House of Harkness”: Kathryn Hahn, de “WandaVision”, diz que spin-off é tudo que sonhou
- “Pacificador”: John Cena comenta teorias sobre participação de Dwayne Johnson em 2ª temporada
- Mark Wahlberg tentou fazer sequência de “Os Infiltrados” acontecer
Já assistiu aos novos vídeos noYouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!