Perder um cachorro é muito triste, mas nós humanos não somos os únicos a sentir a falta do companheiro fiel. Uma pesquisa mostrou que os outros cães também sentem saudades dos amigos caninos.  

“Essas descobertas indicam que um cão pode mostrar padrões comportamentais e emocionais relacionados ao luto quando um coespecífico próximo morre, com aspectos deste último possivelmente relacionados ao estado emocional do dono”, relatam os cientistas responsáveis pelo estudo.  

publicidade

Leia também!

A pesquisa avaliou 426 donos de diversos cães na Itália para entender como funciona este processo de luto canino. Apesar de donos de cachorros já saberem que seus animais de estimação sentiam falta dos companheiros, para o mundo científico essas reações emocionais são muito novas.  

publicidade

Os voluntários da pesquisa responderam um questionário sobre o luto dos seus cães. Cerca de 67% dos tutores relataram que seus cachorros começaram a buscar mais atenção, enquanto outros 57% diminuíram o número de brincadeiras, e outros 46% notaram um declínio em todas as atividades do cão sobrevivente.  

Além disso, cerca de 35% dos cães passaram mais tempo dormindo, 32% perderam o apetite e outros 30% passaram a chorar e latir mais do que o comum. Ainda foi possível notar que o tempo de convivência com os cães perdidos não afetou os sintomas dos cachorros que sobreviveram.  

publicidade
Pesquisa aponta que cães sentem saudades de cachorros falecidos. Crédito: Dmytro Zinkevych/Shutterstock

Os pesquisadores ainda apontaram que a saudade dos cães sobreviventes é muito influenciada pelo comportamento do tutor. Conforme os donos dos cachorros sentiram mais tristeza, o cão também se demonstrou mais triste. 

“Não surpreendentemente, um contágio emocional também pode ser considerado, uma vez que o estresse parece contagioso entre cães e donos. Nossos resultados podem sugerir que os cães estão respondendo à ‘perda’ de um afiliado, mais do que à ‘morte’ em si”, diz o estudo.  

publicidade

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!