Uma pesquisa conjunta das universidades de Hong Kong, na China, e de Bristol e Oxford, no Reino Unido, não encontrou evidências de que comer vegetais pode diminuir o risco de doenças cardiovasculares (DCVs). Os resultados vão contra uma crença popular de que os vegetais previnem esse tipo de doença.

A primeira vista, pensar que o consumo de alimentos desse tipo pode diminuir o risco de doenças cardiovasculares é bastante plausível. Vegetais são ricos em carotenóides e alfa-tocoferol, ambos com propriedades que protegem contra as doenças cardiovasculares.

A pesquisa, que foi publicada na revista Frontiers in Nutrition, demonstra que é bastante improvável que o consumo de vegetais, seja cozidos ou crus, não afeta o risco de doenças cardiovasculares. Além disso, a equipe de pesquisa também explicou o porquê de uma suposta confusão.

Cruzamento de dados

Os pesquisadores usaram dados do Biobanco do Reino Unido, que acompanha meio milhão de adultos no país e vincula os dados aos seus registros de saúde. Entre esses dados, estão informações sobre a dieta, estilo de vida, histórico médico, reprodutivo e de outros fatores.

publicidade

Entre as informações coletadas, estão o consumo médio diário de vegetais crus e cozidos, que foi associado com o risco de hospitalização ou morte por causas como infarto do miocárdio, AVC ou outras doenças cardiovasculares.

Leia mais:

“Nosso grande estudo não encontrou evidências de um efeito protetor da ingestão de vegetais na ocorrência de doenças cardiovasculares”, declarou o pesquisador da Universidade de Oxford Qi Feng. Segundo ele, outros fatores são mais importantes para a diminuição dos riscos de DCVs.

Comer vegetais é importante

Apesar de não prevenir doenças cardiovasculares, comer vegetais previne uma gama ampla de doenças, por isso, é importante. Crédito: Ann Haritonenko/Shutterstock

“Nossas análises mostram que o efeito aparentemente protetor da ingestão de vegetais contra o risco de DCVs é muito provavelmente explicado pelo viés de fatores de confusão residuais, relacionados a diferenças na situação socioeconômica e estilo de vida”, disse Feng.

Contudo, os pesquisadores ressaltaram que o consumo de vegetais é importante para manter uma dieta equilibrada e que esses alimentos podem prevenir uma gama bastante ampla de doenças. Segundo os pesquisadores, o consumo de frutas e vegetais é amplamente recomendado.

Via: Medical Xpress

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!