Cães sentem saudade de parceiros falecidos, diz pesquisa

Por Matheus Barros, editado por Lucas Soares 25/02/2022 13h27
Cachorro recebendo carinho
Imagem: Belyaeva Tatyana/Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Perder um cachorro é muito triste, mas nós humanos não somos os únicos a sentir a falta do companheiro fiel. Uma pesquisa mostrou que os outros cães também sentem saudades dos amigos caninos.  

“Essas descobertas indicam que um cão pode mostrar padrões comportamentais e emocionais relacionados ao luto quando um coespecífico próximo morre, com aspectos deste último possivelmente relacionados ao estado emocional do dono”, relatam os cientistas responsáveis pelo estudo.  

Leia também!

A pesquisa avaliou 426 donos de diversos cães na Itália para entender como funciona este processo de luto canino. Apesar de donos de cachorros já saberem que seus animais de estimação sentiam falta dos companheiros, para o mundo científico essas reações emocionais são muito novas.  

Os voluntários da pesquisa responderam um questionário sobre o luto dos seus cães. Cerca de 67% dos tutores relataram que seus cachorros começaram a buscar mais atenção, enquanto outros 57% diminuíram o número de brincadeiras, e outros 46% notaram um declínio em todas as atividades do cão sobrevivente.  

Além disso, cerca de 35% dos cães passaram mais tempo dormindo, 32% perderam o apetite e outros 30% passaram a chorar e latir mais do que o comum. Ainda foi possível notar que o tempo de convivência com os cães perdidos não afetou os sintomas dos cachorros que sobreviveram.  

Pesquisa aponta que cães sentem saudades de cachorros falecidos. Crédito: Dmytro Zinkevych/Shutterstock

Os pesquisadores ainda apontaram que a saudade dos cães sobreviventes é muito influenciada pelo comportamento do tutor. Conforme os donos dos cachorros sentiram mais tristeza, o cão também se demonstrou mais triste. 

“Não surpreendentemente, um contágio emocional também pode ser considerado, uma vez que o estresse parece contagioso entre cães e donos. Nossos resultados podem sugerir que os cães estão respondendo à ‘perda’ de um afiliado, mais do que à ‘morte’ em si”, diz o estudo.  

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

Matheus Barros
Redator(a)

Formado em Jornalismo pela FIAM FAAM, Matheus Barros iniciou seu trabalho em redação jornalística no portal da RedeTV! e hoje atua como repórter de Internet e Redes Sociais do Olhar Digital.

Lucas Soares
Editor(a)

Lucas Soares é jornalista formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e atualmente é editor de ciência e espaço do Olhar Digital.