O Twitter passou a rotular os tweets publicados pelas mídias estatais russas, além de também incluir o selo em publicações que mencionem informações fornecidas pelos meios de comunicação da Rússia.  

“Hoje, estamos adicionando rótulos aos tweets que compartilham links para sites de mídia afiliados ao estado russo e estamos tomando medidas para reduzir significativamente a circulação desse conteúdo no Twitter”, afirmou o chefe de integridade do plataforma, Yoel Roth.  

publicidade

Leia também!

Roth explicou também que a rede social pretende reduzir significativamente a circulação destes conteúdos. O executivo afirmou que desde o início da invasão da Rússia na Ucrânia, mais de 45 mil publicações com links para meios de comunicação estatais russos são compartilhadas diariamente.  

publicidade

“Nosso produto deve facilitar a compreensão de quem está por trás do conteúdo que você vê e quais são suas motivações e intenções”, acrescentou Roth.  

O Twitter não é a única empresa que está tomando medidas contra as mídias russas. Recentemente, a Meta anunciou que removeu uma rede de informações falsas sobre a invasão da Rússia na Ucrânia. De acordo com a empresa, dona do Facebook e Instagram, cerca de 40 contas compunham o grupo que espalhava fake news nas redes sociais. 

publicidade
Bandeiras da Rússia e Ucrânia
Twitter inclui rótulos para publicações da mídia russa. Imagem: Vladimir Zotov/Shutterstock

A rede foi desfeita no momento em que tinha pouco mais de 4 mil seguidores no Facebook e outros 500 no Instagram. “É um sinal de que, embora esses atores estejam tentando executar esses tipos de operações de influência, eles estão sendo pegos mais cedo e não estão alcançando o público que teriam alcançado há alguns anos”, disse o chefe de política de segurança, Nathaniel Gleicher, à NPR.  

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!