Como de praxe, a participação da Lenovo no Mobile World Congress (MWC) 2022foi repleta de anúncios de notebooks, tablets e eletrônicos – sobretudo da linha ThinkPad. Um modelo que se destacou, contudo, foi o ThinkPad x13 que, segundo as informações divulgadas, será o primeiro notebook a contar com o processador Snapdragon 8cx de 3º geração produzido pela Qualcomm.

A expectativa do uso do novo chip é a de que o aparelho, que pesa pouco mais de um quilo (kg), entregue uma performance bem superior à sua edição do ano passado, mas que mantenha também a costumeira capacidade de bateria da marca ThinkPad – 28 horas de uso, segundo a Lenovo, com 85% e 57% de melhoria de performance, respectivamente, em CPU e GPU. Em outras palavras: menos tempo com o notebook na tomada.

Leia também

O ThinkPad x13 de primeira geração é, segundo a fabricante, uma máquina poderosa para quem vive imerso no ambiente de trabalho, mas quer algo bem mais robusto que apenas um notebook capaz de rodar aplicações de escritório. O aparelho conta com display de 13,3 polegadas e quadro 16:10, com webcam de 5 megapixels (MP).

publicidade

O interessante é que, no display, a Lenovo implementou uma ferramenta de inteligência artificial (IA) que faz o enquadramento automático dos objetos em tela, além de usar a supressão sonora inteligente – ambas as funções, advindas do processador Snapdragon 8cx e que já foram demonstradas pela Qualcomm durante o último Qualcomm Summit, em dezembro.

O notebook também conta com opcional para conectividade 5G, mas isso deve ser algo remetente a mercados específicos: durante a sua apresentação, a Lenovo mencionou pacotes em parcerias com operadoras como AT&T e Verizon – por aqui, é bem provável que esse recurso não apareça até que o 5G se estabeleça comercialmente com mais robustez.

Outros recursos bacanas, mas não exatamente novos, incluem a leitura infravermelha da webcam (para login via reconhecimento facial), suporte a Wi-Fi 6E, compatibilidade com o padrão mmWave e sub6 para o 5G e suporte ao 4G LTE.

A Lenovo promete o início das vendas do ThinkPad x13 a partir de maio deste ano, com preço sugerido de US$ 1099 (R$ 5670,95).

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!