Você costuma ingerir muita cafeína no seu dia a dia? A overdose desta substância é possível e foi o que causou a morte do personal trainer britânico, Tom Mansfield. Depois dele consumir o equivalente a 200 doses, a autópsia indicou 392 mg de cafeína por litro de sangue. E ele não foi o único, o norte-americano Davis Allen Cripe passou por uma arritmia ao ingerir três bebidas com grande teor de cafeína e isso em menos de duas horas

O pesquisador Alex Wayne Jones, toxicologista da Linköping University (Suécia), explicou que a overdose de cafeína é uma situação rara e costuma envolver doses altas da substância em forma de comprimido ou pó, ou seja, não em bebidas. Por outro lado, o especialista não descarta a possibilidade e diz que o consumo de 30 xícaras de café em um espaço de tempo pequeno pode causar problemas como o vômitos, dor abdominal, inconsciência e até convulsões.

publicidade

De acordo com um estudo realizado por pesquisadores suecos, foi constatado que houve apenas 51 mortes relacionadas à cafeína entre os anos de 1959 e 2010, e a maioria causada pelo consumo da substância em pó. Isso porque a morte por cafeína acontece pelo batimento cardíaco de forma rápida e irregular que acaba perturbando o fluxo sanguíneo e assim, leva à pressão arterial baixa, perda de consciência e por fim, morte.

xícara de café com leite
Imagem: Shutterstock

Leia também!

publicidade

Esse tipo de suplementos, o de cafeína em pó, é bastante utilizados por atletas por conter doses muito mais altas do que se a pessoa resolvesse tomar uma xícara de café ou em um energético. Entre os especialistas, é de comum acordo que a cafeína em pó seja a forma mais perigosa da substância e com mais chances de desenvolver problemas de saúde.

A agência reguladora de saúde dos Estados Unidos, a Food and Drug Administration (FDA) alertou que uma colher pequena da cafeína pura em pó equivale a 28 xícaras de café. Sendo assim, a orientação é que o consumo de cafeína seja através de bebidas como café ou cappuccino, mas não em grandes quantidade em pouco tempo.

publicidade

Fonte: Metro UKVox

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!