A Samsung anunciou que a Qualcomm validou sua memória RAM LPDDR5X para uso nas plataformas móveis Snapdragon. Apresentado em novembro do ano passado, esse módulo de memória LPDDR5X foi o primeiro do mundo.

RAM LPDDR5X da Samsung (Imagem: divulgação/Samsung)
Memória DRAM LPDDR5X / Divulgação/Samsung

No release, a Samsung conta que vem trabalhando com a Qualcomm desde então para validar sua memória LPDDR5X de 14 nm para o uso nos processadores Snapdragon. A partir de agora, a Samsung já pode incluir essas memórias em seu próximos dispositivos, assim como outras empresas.

Memória RAM LPDDR5X é mais rápida, mas gasta menos energia

A Samsung diz que a velocidade de 7,5 Gbps do módulo de 16 GB de RAM LPDDR5X é bem 1,2 vezes mais rápida que os 6,4 Gbps da memória LPDDR5. Além disso, e o que é mais importante para uma memória a ser usada em dispositivos móveis, o consumo de energia é 20% menor. Com isso, os futuros PCs, smartphones, tablets e até carros poderão ter memórias que economizam a bateria, e assim, aumentam sua autonomia.

Essa maior eficiência energética da memória RAM LPDDR5X foi obtida de três formas, segundo a Samsung. A memória consome menos energia pelo design de circuitos avançados, voltagem dinâmica e escalonamento de frequência (DVFS, ou Dynamic Voltage and Frequency Scaling).

publicidade

Leia também

A expectativa no ano passado era que a nova memória fosse incluída na linha Galaxy S22, especialmente no S22 Ultra, mas pelo visto, a validação não saiu a tempo. Ainda não sabemos qual será o primeiro dispositivo a ser lançado com memória RAM LPDDR5X, mas fica aqui nossa torcida para ele chegar logo ao mercado.

Fonte: XDA Developers

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!