Na última quinta-feira (3) O Instituto Butantan anunciou os primeiros resultados da sua vacina única que age contra a Covid-19 e a influenza. A organização afirmou que os resultados foram “muito promissores”.
O Instituto relatou que o imunizante foi capaz de produzir anticorpos reagentes às três cepas do vírus influenza (H1N1, H3N2 e B) assim como ao vírus SARS-CoV-2. O diretor e Produção do Butantan, Ricardo Oliveira, aponta que os estudos ainda são iniciais, mas já vê possibilidade de começar os testes clínicos.
Leia também!
- Relatório da OMS aponta que Covid-19 impediu acesso a serviços de saúde mental
- Ômicron: cepa tem mortalidade 40 vezes maior do que a da gripe
- Nova linhagem do coronavírus é encontrada em cervos
“O que facilita o processo é que estamos misturando produtos bem conhecidos pelo Butantan: a vacina da influenza, que temos conhecimento de muitos anos, e a ButanVac, que apesar de recente, usa a mesma plataforma da influenza”, contou o diretor.
O pesquisador científico do Centro BioIndustrial do Butantan, Paulo Lee Ho, explica que a vacina combinada deu indícios de que pode ter uma resposta imune ainda mais robusta e duradoura do que as vacinas atuais.
“Os resultados são excelentes porque a gente vê que funciona, e estamos vendo que a resposta está muito melhor porque estamos incluindo um adjuvante, que produz uma proteção muito mais eficaz contra os dois antígenos”, afirmou.
“[A inclusão do adjuvante] melhora a resposta não só em quantidade, mas em qualidade de anticorpos. O estudo indica que essa inclusão pode aumentar o tempo de produção desses anticorpos e que a resposta imune pode durar muito mais, ser mais efetiva sem alterar a segurança”, apontou Lee Ho.
Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!