Lançado no Japão em 4 de março de 2000, o PlayStation 2 está completando, nesta sexta-feira (4), 22 anos de vida. O console é considerado um dos maiores sucessos da Sony, já que superou as expectativas da empresa e se tornou o videogame mais vendido de todos os tempos. E para comemorar esta data, separamos algumas das cinco principais franquias deste sucesso, que deixou um vasto legado de jogos inesquecíveis e até hoje é amado pelos fãs. Confira abaixo!

Parabéns PS2! PlayStation 2 completa 22 anos nesta sexta-feira (4); relembre principais jogos. Imagem: Interneteable/Shutterstock
Parabéns PS2! PlayStation 2 completa 22 anos nesta sexta-feira (4); relembre principais jogos. Imagem: Interneteable/Shutterstock

Console de sexta geração, o PS2 teve quase 4 mil jogos lançados durante sua trajetória e competiu diretamente com o Dreamcast da Sega, o GameCube da Nintendo e o Xbox da Microsoft. Sucesso indiscutível também no Brasil, o dispositivo foi lançado aqui em meados de 2002, mas oficialmente apenas em 2009 – nesta época, seu sucessor, o PS3, também já estava no mercado.

publicidade

O PS2 parou de ser fabricado no Japão após 13 anos do seu lançamento, em 30 de dezembro de 2012 – data próxima ao anúncio da chegada do PS4. No início de 2013, a Sony também encerrou a produção no resto do mundo.

Leia mais!

publicidade

Confira abaixo algumas das principais franquias do PS2:

  • Grand Theft Auto 3 (GTA) – possível carro-chefe do PS2 e, posteriormente, ganhando mais duas sequências: GTA: Vice City e GTA: San Andreas. O jogo revolucionou o âmbito de jogabilidade aberta e a franquia se tornou sinônimo quando o assunto era PS2;
  • God of War – pode ser considerado o vice entre os destaques do PS2. A franquia se entendeu até o PS4 e desafiava os jogadores com seus gráficos e temática. Popular ainda hoje, o game tem uma nova versão para ser lançada ainda este ano: God of War Ragnarok, que estará disponível para PS4 e PS5.
  • Resident Evil 4 – originalmente lançado para o Nintendo, quando chegou ao PS2 causou, claro, um alvoroço, e não demorou muito para se tornar um dos queridinhos dos gamers. O título ganhou destaque por renovar a franquia com uma câmera fica em terceira pessoa, que somado à tecnologia do PS2 na época, trouxe uma sensação de imersão.
  • Final Fantasy X – quando fez sua estreia no PS2, em 2001, Final Fantasy já era um dos títulos de RPG mais consagrados no mercado. Ao desembarcar no console da Sony, tornou o combate no jogo mais acessível e com visuais bem chamativos. O jogo ganhou, inclusive, uma sequência só para PS2 em 2003.
  • Gran Turismo 4 – segundo título mais popular da franquia e original da Sony, Gran Turismo 4 foi lançado em 2004 e ganhou espaço pelo designer gráfico de imagem e som de qualidade, algo que foi além do esperado para a época. Aliás, por coincidência ou não, nesta sexta-feira (4) chega ao mercado Gran Turismo 7, oitavo título da linha principal da série.

O último jogo lançado para PlayStation 2 foi Pro Evolution Soccer 2014, em 8 de novembro de 2013. O PS2 é o único videogame da 6ª geração que teve jogos lançados até a década de 2010.

publicidade

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!