O site GamesIndustry.biz publicou uma pesquisa apresentando as tendências e motivações do mundo gamer no ano de 2022.

Em 2021, devido à pandemia da Covid-19, um grande número de novos jogadores entraram no mundo dos games. Agora, de acordo com o site, o crescimento vem se mantendo, abrindo novas oportunidades para companhias de games encontrarem novos fãs e consumidores.

O GamesIndustry.biz publicou um relatório chamado “The Evolving Gaming Landscape”, apresentando uma pesquisa com as tendências comportamentais dos “novos gamers”, aqueles que começaram a jogar de 2019 para cá, e dos “gamers estabelecidos”, ou seja: aqueles que já jogavam antes da pandemia.

O relatório inclui quatro dos maiores mercados gamers do mundo: os Estados Unidos, o Reino Unido, a Alemanha e a Coreia do Sul.

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Grande parte dos novos gamers está na faixa mais jovem, um número maior do que no caso de jogadores já estabelecidos. A exceção é a Coreia do Sul, em que os jogadores estabelecidos ocupam mais a coluna dos mais jovens do que no caso de novos gamers.

pesquisa gamer
Imagem: Divulgação

Quando o assunto é tempo de jogo, as coisas ficaram diferentes em relação a 2021. A pesquisa deste ano indica que novos gamers passam menos tempo jogando por semana do que jogadores estabelecidos.

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Imagem: Divulgação

Além de jogar por mais tempo, os jogadores estabelecidos nos Estados Unidos, Reino Unido e Alemanha gastam mais dinheiro em jogos do que novos gamers.

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Imagem: Divulgação

Apesar de alguns dados serem contrastantes entre audiências novas e estabelecidas, há pontos em comum. Por exemplo: os dois grupos preferem jogos gratuitos e suportados por anúncios do que qualquer outro tipo de monetização em games.

Outro ponto considerado pela pesquisa são transmissões ao vivo e Gaming Groups, que vêm tendo um grande aumento em engajamento, com o tempo de streaming em plataformas alcançando novos marcos. O Twitch passou de 6,3 bilhões de horas assistidas em 2020 para 6,5 bilhões em 2021, e Facebook Gaming subiu de 0,8 para 1,2 bilhões de horas assistidas.

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Além disso, a pesquisa busca verificar a questão da diversidade entre gamers, com foco em grupos pouco representados como a comunidade LGBTQ+, mulheres e pessoas que se identificam como não-binárias, para dar um norte para os que buscam inclusão nos games e também na publicidade para eles.

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