Alguns celulares Galaxy serão removidos da base de dados do Geekbench

Todos os celulares das linhas Galaxy S22, S21, S20 e S10 serão removidos da lista pública de resultados do aplicativo Geekbench.
André Fogaça07/03/2022 12h41
Galaxy S22+ (Imagem: André Fogaça/Olhar Digital)
Galaxy S22+ (Imagem: André Fogaça/Olhar Digital)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Quatro anos de resultados dos testes em celulares da Samsung dentro do Geekbench serão removidos da ferramenta de testes. Os culpados pela sanção, segundo a empresa responsável pelo app, foram os aparelhos da linha Galaxy S22, apontados como trapaceiros na hora de conseguir boa pontuação.

Os Galaxy S22 foram lançados recentemente no mundo e eles realmente apresentam ótimos resultados para desempenho, eu mesmo notei isso no review do Galaxy S22+ divulgado aqui no Olhar Digital no mês passado. Acontece que estes aparelhos foram encontrados reduzindo a performance em alguns momentos, para aumentar em games e aplicativos de benchmark.

Leia também

Galaxy S22+ (Imagem: André Fogaça/Olhar Digital)
Galaxy S22+ (Imagem: André Fogaça/Olhar Digital)

Apps de benchmark pouco ou nada importam para o consumidor final, mas são ferramentas importantes para conseguir avaliar o desempenho bruto de qualquer celular. Dar fôlego extra neste momento pode passar a sensação de performance superior, que não se reflete em outro momento do dia.

Samsung já prometeu resolver o problema nos Galaxy

O Geekbench é um dos apps mais populares neste quesito e ele resolveu aplicar algum tipo de punição para os aparelhos da Samsung. De acordo com a empresa responsável pela ferramenta de benchmark, todos os smartphones da linha Galaxy S22 serão removidos da lista pública de resultados, junto dos Galaxy S21, S20 e S10. Já os aparelhos Galaxy A e Note continuam presentes na base de dados.

Dentro da One UI 4, uma ferramenta interna chamada Game Optimizing Service é a apontada como responsável pelo desempenho superior em jogos e também nos benchmarks. O objetivo dela é reduzir a performance em momentos onde toda a força bruta não é necessária, com objetivo de aumentar a autonomia da bateria e evitar o superaquecimento do celular.

Sobre a polêmica com o desempenho diferente para apps específicos, a Samsung enviou a seguinte nota para a imprensa:

“Nossa prioridade é oferecer a melhor experiência mobile para nossos consumidores. O Game Optimizing Service (GOS) foi criado para ajudar os jogos a obter um ótimo desempenho enquanto gerencia a temperatura do aparelho de forma eficaz. O GOS não gerencia o desempenho de aplicativos que não são jogos. Valorizamos o feedback que recebemos sobre nossos produtos e após uma análise cuidadosa, planejamos lançar uma atualização de software em breve para que os usuários possam controlar a performance enquanto jogam”.

Via: Android Police.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

André Fogaça é jornalista formado pela FIAM FAAM, com mais de 12 anos de experiência e conhecimento acumulado em mais de 500 reviews de celulares e tablets. Já passou pelo Canaltech e Tecnoblog.