O dia 8 de março é conhecido como Dia Internacional das Mulheres e foi oficializado pela Organização das Nações Unidas como a data que simboliza a luta histórica das mulheres para equipararem suas condições com as de homens. Nesta data, nós do Olhar Digital contamos a história de uma brasileira que conquistou um posto de liderança em uma das maiores empresas de tecnologia na medicina do mundo.  

Carla Peron, nasceu em São Paulo, mas hoje reside na Flórida, nos Estados Unidos, onde atua como vice-presidente global de Pesquisa Clínica e Ciências Médicas da Medtronic há dois anos. Especializada em ginecologia e obstetrícia, a médica é responsável pela análise clínica no desenvolvimento de instrumentos e sistema robótico para cirurgias minimamente invasivas.  

publicidade

Leia também!

“Essa técnica deveria ser acessível a todo o sistema de saúde e inserida nas universidades de medicina para realmente evoluirmos, reduzindo os riscos para os pacientes em qualquer tipo de cirurgia, independente da geografia ou condição socioeconômica”, afirma a médica sobre a aplicação da tecnologia na medicina.  

publicidade

O trabalho de Carla é analisar se um robô cirúrgico pode entrar em ação, o que só acontece depois de uma lista complexa de ensaios pré-clínicos e clínicos. E, apesar de ocupar um posto de liderança na área, a médica conta que a ainda existe um preconceito muito grande, mesmo que subliminar.  

Peron relata que percebe por olhares, por exemplo, que existem dúvidas se realmente uma mulher quem dará o aval final para que o sistema complexo de um robô atue em cirurgias.  

publicidade
Carla Peron
Brasileira ocupa cargo de liderança em uma das maiores empresas de tecnologia na medicina do mundo. Imagem: Divulgação

“É preciso ser intencional e repetitiva, deixando claro os seus objetivos e, mesmo diante de inseguranças, não se autossabotar”, conta Peron para mulheres que desejam atuar em áreas que ainda são predominantemente dominadas por homens.  

Além de sua posição na Medtronic, Carla também integra um grupo de líderes que atuam como mentoras de mulheres para que as movimentações de carreira façam sentido para elas. O grupo faz parte da iniciativa Medtronic Women’s Network (MWN), que visa acelerar o avanço das mulheres no mundo.

publicidade

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!