Pesquisadores iniciam testes em humanos da vacina contra raiva

Por Matheus Barros, editado por Lucas Soares 08/03/2022 18h41, atualizada em 08/03/2022 22h04
Flickr-vacina-35497416354_c559de8ccb_o
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Pesquisadores da Universidade de Oxford, no Reino Unido, e do Instituto de Saúde Ifakara, na Tanzânia, iniciaram os testes de uma nova vacina contra raiva em humanos. Os testes devem comparar o novo imunizante com um outro que já está em uso na Tanzânia.  

Serão aplicadas 192 doses durante os testes clínicos da vacina conhecida como ChAdOx2 RabG. A ideia é entender se a vacina contra a raiva de Oxford de dose única desenvolve a mesma proteção que o esquema já existente que contempla mais uma aplicação.  

Leia também!

A nova vacina utiliza a mesma tecnologia aplicada na fórmula da Covid-19, alterando o vetor viral. Mas o maior feito do novo imunizante é a possibilidade de facilitar a distribuição e aplicação em países mais pobres, que são limitados do acesso do esquema vacinal atual pelo seu valor exorbitante.  

O pesquisador responsável pela nova vacina, Sandy Douglas, apontou que a raiva mata mais de 50 mil pessoas por ano, principalmente na Ásia e na África. “É a única infecção viral conhecida com essencialmente 100% de fatalidade”, completa.  

“A raiva causa mais de 1,5 mil mortes por ano na Tanzânia e impõe um encargo financeiro significativo para os mais pobres da comunidade que necessitam de PEP [profilaxia pré-exposição] e tratamento de apoio após uma mordida com animal raivoso”, disse Ally Olotu, do Instituto de Saúde Ifakara. 

Pesquisadores iniciam testes em humanos da vacina contra raiva. Crédito: Melinda Nagy/Shutterstock

“As vacinas antirrábicas atuais são eficazes, mas requerem doses múltiplas e são muito caras para uso amplo. Uma vacina de dose única e de baixo custo seria um divisor de águas. Este estudo deve nos mostrar se nossa nova vacina pode fornecer isso”, complementou Douglas. 

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

Matheus Barros
Redator(a)

Formado em Jornalismo pela FIAM FAAM, Matheus Barros iniciou seu trabalho em redação jornalística no portal da RedeTV! e hoje atua como repórter de Internet e Redes Sociais do Olhar Digital.

Lucas Soares
Editor(a)

Lucas Soares é jornalista formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e atualmente é editor de ciência e espaço do Olhar Digital.