Android 12L é liberado com melhorias focadas para quem usa tablets

O Android 12L é uma atualização antes do Android 13, trazendo boas melhorias para quem utiliza um tablet com o sistema do Google
André Fogaça08/03/2022 13h15
Android 12L (Imagem: divulgação/Google)
Android 12L (Imagem: divulgação/Google)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

O Google liberou, nesta semana, o Android 12L para smartphones e tablets, chegando primeiro para os Pixel. Este é um update intermediário antes da próxima grande atualização, focando principalmente em melhor experiência para quem está em telas grandes, indo até mesmo para os aparelhos dobráveis.

Quebrando a tradição de lançar apenas grandes atualizações uma vez por ano, o Google resolveu fazer como a Microsoft e dividir os updates em pacotes semestrais. Com este pensamento em mente, o gigante das buscas acaba de liberar o Android 12L para quem tem um smartphone ou tablet Pixel.

Leia também

Android 12L (Imagem: divulgação/Google)
Android 12L (Imagem: divulgação/Google)

Com o Android meio esquecido dentro do mundo dos tablets, o Android 12L resolve dar atenção para este tipo de produto (finalmente!). A principal mudança está na presença de uma barra de tarefas muito semelhante ao mesmo recurso em um iPad, já que nela podem ficar atalhos para apps, programas abertos recentemente e um ícone arrastado de lá abre em janela que pode dividir espaço com a atual.

Android 12L fica mais próximo ao iPadOS

O separador responsável por dividir a tela em duas ficou mais espesso, em um visual que lembra a One UI da Samsung para os tablets, ou mesmo a função do Windows 11, ou iPadOS.

Android 12L (Imagem: divulgação/Google)
Android 12L (Imagem: divulgação/Google)

Na parte de notificações, agora o sistema operacional apresenta duas colunas com informações importantes: a primeira, na esquerda, mostra ajustes rápidos e a segunda exibe os dados sobre os alertas enviados pelos apps. Assim a interface é preenchida de forma mais inteligente e aproveitando melhor o espaço mais largo quando o tablet está em modo paisagem – deitado.

As primeiras empresas que devem trazer o Android 12L em alguma atualização futura serão Samsung, Lenovo e Microsoft. Mesmo com este update intermediário, o Google prometeu não esquecer dos tablets quando o Android 13 e versões futuras forem liberadas para o público.

Via: Google.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

André Fogaça é jornalista formado pela FIAM FAAM, com mais de 12 anos de experiência e conhecimento acumulado em mais de 500 reviews de celulares e tablets. Já passou pelo Canaltech e Tecnoblog.