Bolsonaro assina decreto para distribuição de absorventes após negar projeto no ano passado

Por Matheus Barros, editado por Lucas Soares 09/03/2022 12h25
Absorventes
Imagem: Katerina Morozova/Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Em outubro do ano passado, o presidente Jair Bolsonaro sancionou a lei que institui o Programa de Proteção e Promoção da Saúde Menstrual, mas vetou o trecho que previa a distribuição gratuita de absorventes a estudantes de baixa renda e mulheres em situação de rua.  

Porém, nesta terça-feira (8), data em que se comemorou o Dia Internacional da Mulher, Bolsonaro assinou o decreto que garante a distribuição gratuita dos absorventes higiênicos femininos.  

Leia também!

De acordo com o documento, o principal intuito é “combater a precariedade menstrual, identificada como a falta de acesso a produtos de higiene e a outros itens necessários ao período da menstruação feminina ou a falta de recursos que possibilitem a sua aquisição, oferecer garantia de cuidados básicos de saúde e desenvolver meios para a inclusão das mulheres em ações e programas de proteção à saúde menstrual”. 

Com o novo decreto, o Ministério da Saúde deverá estabelecer a execução dos procedimentos para adesão dos entes federativos ao programa de inclusão dentro do Sistema Único de Saúde (SUS).  

O Ministério da Educação deve “promover campanhas informativas nas escolas da rede pública de ensino sobre a saúde menstrual e as suas consequências para a saúde da mulher”. Enquanto o Ministério da Justiça e Segurança Pública deverá garantir o acesso das mulheres presidiárias aos absorventes higiênicos.  

absorventes
Bolsonaro assina decreto para distribuição de absorventes, após negar projeto no ano passado. Imagem: pikulkeaw_333 (Pixabay)

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, relatou que a pasta deve desembolsar cerca de R$ 130 milhões para o projeto. E o secretário de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde, Raphael Câmara, contou que aproximadamente 3,6 milhões de mulheres serão beneficiadas com o programa. 

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

Matheus Barros
Redator(a)

Formado em Jornalismo pela FIAM FAAM, Matheus Barros iniciou seu trabalho em redação jornalística no portal da RedeTV! e hoje atua como repórter de Internet e Redes Sociais do Olhar Digital.

Lucas Soares
Editor(a)

Lucas Soares é jornalista formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e atualmente é editor de ciência e espaço do Olhar Digital.