Os carrapatos, parasitas amplamente conhecidos por transmitirem uma série de doenças aos humanos, como é o caso da febre maculosa, transmitida ao homem pelo carrapato-estrela. Porém, a Votucalis, uma proteína encontrada na saliva de um carrapato, pode ser convertida em um poderoso analgésico.

Uma nova pesquisa demonstrou que a Votucalis pode ser bastante eficiente no alívio de coceiras e dores crônicas. Os resultados do estudo foram publicados na revista “Frontiers in Pharmacology” e as pesquisas realizadas por profissionais das universidades de Durham e Newcastle, ambas no Reino Unido.

publicidade

Substituto para os opióides?

De acordo com os pesquisadores, a nova droga pode ser um bom substituto para os analgésicos tradicionais e os opióides. O Votucalis pode ser menos potente do que os medicamentos usados atualmente, porém, não apresenta efeitos colaterais e nem é tão viciante quanto os opióides, por exemplo.

Votucalis pode ser um substituto em potencial para analgésicos compostos por opióides. Crédito: Victor Moussa/Shutterstock

A substância é derivada da saliva de uma espécie específica de carrapato, o carrapato da orelha marrom, que secreta a proteína em seu hospedeiro durante a alimentação. O Votucalis é expelido pelo parasita para que a vítima não perceba que está sendo mordida.

publicidade

A substância é um medicamento biológico que “desliga” a histamina produzida no corpo, impedindo que ela ative seus receptores na superfície celular. O resultado disso é a redução da coceira ou respostas a dores crônicas, como as provocadas por dermatite tópica, psoríase, artrite e diabetes.

Desafio para a saúde global

“A dor persistente ou crônica é um enorme desafio de saúde global, que afeta mais de 20% da população”, declarou o co-autor do estudo, Paul Chazot. De acordo com o pesquisador, esta é a principal causa de visitas de cidadãos britânicos ao médico.

publicidade

Esta condição é reconhecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como uma doença prioritária. Além disso, os analgésicos mais usados atualmente, os opióides e gabapentinoides não são recomendados para pacientes recém-diagnosticados, o que aumenta a urgência do desenvolvimento de novos tratamentos.

Leia mais:

publicidade

“Nosso estudo é o primeiro a mostrar evidências do potencial anti-coceira e alívio da dor do Votucalis, o que é muito empolgante”, declarou Chazot. “Podemos estar à beira de descobrir uma alternativa viável às drogas opióides e gabapentinoides”, completou o pesquisador.

Via: Aninews

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!