OMS pede que laboratórios da Ucrânia destruam patógenos perigosos para evitar vazamentos

Por Matheus Barros, editado por Lucas Soares 11/03/2022 19h24
Ucrânia e a Rússia. Bandeira dos dois países.
Imagem: tunasalmon/Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A Organização Mundial de Saúde (OMS) pediu abertamente que os laboratórios da Ucrânia destruam qualquer tipo de patógeno potencialmente perigoso. O intuito da instituição é evitar vazamentos de qualquer tipo de informação que coloque o mundo em risco.  

A Ucrânia está caminhando para a terceira semana de batalha contra a invasão da Rússia, liderada por Vladimir Putin. O país está buscando resistir às forças militares russas que já dominaram diversas regiões.  

Leia também!

De acordo com o porta-voz da OMS, Tatik Jasarevic, este é um pedido previsto nos protocolos de segurança. No caso de ameaças, “os laboratórios devem descartar os patógenos com segurança para evitar vazamentos”, explicou.  

No entanto, Jasarevic não deu mais informações sobre quais patógenos devem ser destruídos, tampouco quais laboratório ucranianos devem tomar a atitude.  

A OMS divulgou ainda que cerca de 26 ataques a instalações de saúde, trabalho ou infraestrutura na Ucrânia, incluindo uma maternidade. Os conflitos nestes locais geraram 12 mortes.  

A autoridade em saúde busca maiores informações sobre um possível ataque da Rússia em uma instalação psiquiátrica que abrigava mais de 300 pessoas.  

Pesquisadores em laboratório
OMS pede que laboratórios da Ucrânia destruam patógenos perigosos. Imagem: Shutterstock

Na primeira semana de conflito, a OMS alertou que o sistema de saúde da Ucrânia se encontrava em estado crítico e que corria o risco de sofrer com desabastecimento de oxigênio para pacientes internados. 

O diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, e o diretor da divisão europeia da OMS Europa, Hans Henri P. Kluge, pedem que “suprimentos médicos críticos cheguem com segurança àqueles que precisam”.  

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

Matheus Barros
Redator(a)

Formado em Jornalismo pela FIAM FAAM, Matheus Barros iniciou seu trabalho em redação jornalística no portal da RedeTV! e hoje atua como repórter de Internet e Redes Sociais do Olhar Digital.

Lucas Soares
Editor(a)

Lucas Soares é jornalista formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e atualmente é editor de ciência e espaço do Olhar Digital.