O Google vai alertar celulares Android na Ucrânia quando ataques aéreos da Rússia acontecerem no país do leste europeu. A novidade foi desenvolvida como uma das respostas do gigante das buscas para o conflito, e ela será complementar ao recurso já utilizado pelo próprio governo ucraniano para o mesmo objetivo.

A ferramenta de alertas foi descoberta pelo site XDA-Developers na última quinta-feira (10) e confirmada logo depois pelo próprio Google. De acordo com uma nota assinada por Kent Walker, presidente de assuntos globais e diretor-executivo jurídico do Google, a função para alertar aparelhos Android na Ucrânia foi criada a pedido do próprio governo local.

Leia também

Alertas sobre ataques aéreos serão enviados aos Androids na Ucrânia (Imagem: André Fogaça/Olhar Digital)
Alertas sobre ataques aéreos serão enviados aos Androids na Ucrânia (Imagem: André Fogaça/Olhar Digital)

Para enviar o alerta aos usuários de celulares e tablets Android, o Google tira proveito de funções internas do Google Play Services. Este é o mesmo caminho utilizado pelo gigante das buscas quando criou avisos sobre contato com pessoas com COVID-19, ou então para enviar informações quando um terremoto é detectado nas proximidades.

publicidade

Alertas funcionam junto do governo ucraniano

A vantagem deste serviço é que ele está presente na gigantesca maioria dos smartphones e tablets, dependendo apenas da Play Store para uma atualização – sem nenhuma ligação com update de firmware, por exemplo.

Para saber se seu celular tem o Google Play Services habilitado, basta conferir se o smartphone ou tablet sugeriu o login no Google quando foi ligado pela primeira vez. Isso garante a presença do Google Mobile Services e também do Google Play Services.

O aviso foi criado com ajuda e a pedido do próprio governo da Ucrânia, que também conta com outros sistemas de alerta para celulares que utilizam operadoras da região – dessa forma envolvendo até mesmo iPhones ou qualquer outro aparelho, de demais fabricantes.

Segundo Dave Burke, vice-presidente de engenharia do Android e do Google, sempre que o governo da Ucrânia enviar o alerta por seu próprio sistema de avisos sobre ataques aéreos da Rússia, o Google Play Services transmitirá a mesma mensagem para os aparelhos Android da região.

A ativação desses alertas é feita automaticamente para todos os dispositivos e deve levar alguns dias para abranger todos os usuários.

Via: Google.

Imagem destacada: Vladimir Zotov/Shutterstock

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!