Semana do Consumidor: Procons registraram quase 2 milhões de atendimentos em 2021

Por Lauro Lam, editado por André Lucena 15/03/2022 15h31, atualizada em 15/03/2022 15h52
Logo da Fundação Procon-SP na tela de um celular
(Imagem: rafapress/Shutterstock)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Responsáveis pela busca de soluções que estejam dentro dos Direitos dos consumidores, os Procons registraram quase 2 milhões de atendimentos em 2021, segundo levantamento da Secretaria Nacional do setor (Senacom). Trata-se de uma média de 150 mil atendimentos por mês, um dado relevante que evidencia a importância do órgão para auxiliar os cidadãos em diversos tipos de demandas. 

Bancos lideram reclamações

No topo do ranking das reclamações estão os serviços financeiros, que totalizaram 21,6% das consultas. Em segundo estão as operadoras de telecomunicações, com 17,4%. Em seguida, vêm varejo e comércio eletrônico, concessionárias de energia elétrica e indústria.    

No caso das instituições financeiras, a maior parte das questões envolveram os bancos. Depois estão a telefonia celular, contas de energia e cartão de crédito. 

Leia mais:

Cobranças indevidas

Muitos consumidores procuraram os Procons para solucionarem casos de cobranças indevidas, tendo os problemas com contratos também em destaque, além de produtos ou serviços que apresentaram má qualidade. 

Além dos Procons, os cidadãos também podem registrar reclamações no Portal Consumidor, que existe desde 2014, tendo registrado mais de 5 milhões de casos, sendo 1,4 milhão somente em 2021. 

Fachada de banco
Bancos lideram o ranking das reclamações dos consumidores, seguidos pelas operadoras de telefonia celular. Imagem: Fernando Frazão / Agência Brasil

Atualmente, 78% das reclamações registradas na plataforma são solucionadas pelas empresas participantes, que respondem às demandas dos consumidores em um prazo médio de sete dias. No portal, a maioria dos registros foram referentes a bancos, financeiras e administradoras de cartão de crédito. 

Com esses auxílios, entre outros oferecidos por inúmeros órgãos que atuam em defesa dos consumidores, os cidadãos fazem valer seus direitos, o que contribui com a melhoria não só dos serviços como dos produtos oferecidos aos clientes em todos os setores da sociedade. 

Via: Agência Brasil 

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Redator(a)

Lauro Lam é redator(a) no Olhar Digital

André Lucena
Ex-editor(a)

Pai de três filhos, André Lucena é o Editor-Chefe do Olhar Digital. Formado em Jornalismo e Pós-Graduado em Jornalismo Esportivo e Negócios do Esporte, ele adora jogar futebol nas horas vagas.