Começou nesta quarta-feira (16), na OCA, no Parque Ibirapuera, em São Paulo, a primeira edição da ArtSampa, organizada pela ArtRio, uma exposição que aposta em projetos inovadores em sintonia com os processos tecnológicos. O evento acontece até domingo (20) e conta com uma galeria de arte brasileira, com sede no metaverso, a Yaak Gallery, que apresenta a coleção Samba Crypto AI, idealizada pelo artista e programador Yaak.
No repique da inteligência artificial
No espaço reservado para a exposição em NFT, o artista apresenta ao público 10.130 imagens inspiradas no carnaval, tendo como destaque os desfiles de escolas de samba.

As imagens foram criadas por meio da interação entre diferentes inteligências artificiais, com fotos de mestre-salas e porta-bandeiras que poderão ser visualizadas por QR Code dentro do metaverso, sendo uma experiência diferenciada e inovadora.
Yaak conta que o processo criativo envolveu a construção de algoritmos de Inteligência artificial capazes de ver milhares de imagens do carnaval, e aprender o que é a dança dos Mestres Sala e Porta Bandeiras.
Para o criador da coleção, a Yaak Gallery tem como missão conectar o digital e o físico por meio de tecnologias disruptivas.

Leia mais:
- Verse se une a Sandbox e foca no metaverso
- Como o metaverso pode influenciar no mercado de trabalho e em outros setores
- Varejistas não devem ter medo de se aventurar no metaverso
A CryptoArt, que já era desenvolvida pelo estúdio de Yaak antes da popularização do termo metaverso, tem representado um novo passo na tradução das ideias e sentimentos humanos.
“Ao contrário do que muitos acreditam, vejo que o metaverso potencializa a capacidade de experimentação, expressão e comunicação da arte. É uma ponte direta com o mundo no qual vivemos, mas que está além dos limites físicos e visuais”, destaca Yaak.

Desde de 2018, Yaak já tinha esculturas de madeira registradas em blockchain, com o certificado digital. No trabalho com o estúdio de tecnologia desenvolveu grandes projetos como o CryptoRastas, um dos mais relevantes trabalhos de NFT do mundo, que tem entre seus colecionadores nomes como Snoop Dogg e Azelia Banks.
Já em 2021, o estúdio criou mais de 50 mil NFTs e experiências no metaverso, incluindo eventos, festas, exposições e distribuições de diversos acessórios e roupas para serem utilizadas digitalmente.
Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!