Começou nesta quarta-feira (16), na OCA, no Parque Ibirapuera, em São Paulo, a primeira edição da ArtSampa, organizada pela ArtRio, uma exposição que aposta em projetos inovadores em sintonia com os processos tecnológicos. O evento acontece até domingo (20) e conta com uma galeria de arte brasileira, com sede no metaverso, a Yaak Gallery, que apresenta a coleção Samba Crypto AI, idealizada pelo artista e programador Yaak. 

No repique da inteligência artificial 

No espaço reservado para a exposição em NFT, o artista apresenta ao público 10.130 imagens inspiradas no carnaval, tendo como destaque os desfiles de escolas de samba. 

carnaval em NFT
Imagens do carnaval poderão ser conferidas no universo do metaverso na exposição que acontece no Parque Ibirapuera. Imagem: Divulgação

As imagens foram criadas por meio da interação entre diferentes inteligências artificiais, com fotos de mestre-salas e porta-bandeiras que poderão ser visualizadas por QR Code dentro do metaverso, sendo uma experiência diferenciada e inovadora. 

Yaak conta que o processo criativo envolveu a construção de algoritmos de Inteligência artificial capazes de ver milhares de imagens do carnaval, e aprender o que é a dança dos Mestres Sala e Porta Bandeiras. 

publicidade

Para o criador da coleção, a Yaak Gallery tem como missão conectar o digital e o físico por meio de tecnologias disruptivas.

imagem metaverso
Público poderá interagir com as imagens por meio de um código QR Code, entrando no universo do metaverso. Imagem: Divulgação

Leia mais:

A CryptoArt, que já era desenvolvida pelo estúdio de Yaak antes da popularização do termo metaverso, tem representado um novo passo na tradução das ideias e sentimentos humanos.

“Ao contrário do que muitos acreditam, vejo que o metaverso potencializa a capacidade de experimentação, expressão e comunicação da arte. É uma ponte direta com o mundo no qual vivemos, mas que está além dos limites físicos e visuais”, destaca Yaak. 

idealizador projeto samba metaverso
Yaak é o idealizador da exposição e conta com uma vasta bagagem no universo NFT, como o projeto CrptoRastas, que tem entre os colecionadores o rapper Snoop Dogg. Imagem: Divulgação

Desde de 2018, Yaak já tinha esculturas de madeira registradas em blockchain, com o certificado digital. No trabalho com o estúdio de tecnologia desenvolveu grandes projetos como o CryptoRastas, um dos mais relevantes trabalhos de NFT do mundo, que tem entre seus colecionadores nomes como Snoop Dogg e Azelia Banks. 

Já em 2021, o estúdio criou mais de 50 mil NFTs e experiências no metaverso, incluindo eventos, festas, exposições e distribuições de diversos acessórios e roupas para serem utilizadas digitalmente.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!