Em três anos, 1.666 serviços públicos foram transformados em digitais e podem ser acessados pela internet na plataforma gov.br. A facilidade na hora de solicitar algo, como a carteira digital de trânsito ou seguro-desemprego, é benéfica para a vida dos brasileiros e faz com que não tenham que se deslocar para realizar o requerimento, economizando tempo e dinheiro.
De acordo com o Ministério da Economia, do total de 4,9 mil serviços oferecidos, 73% já estão digitalizados e já chega a 122 milhões, o número de pessoas que possuem cadastrado ou login único do gov.br, que facilita a vida do usuário. Isso permite que seja memorizado apenas um login e uma senha e não tenha que preencher os diversos cadastros. Ou seja, não é preciso salvar nomes de usuário e senhas diferentes para cada site e aplicativo dos órgãos públicos.

O propósito de levar serviços públicos ao cidadão na versão digital faz parte da Estratégia de Governo Digital para o período de 2020 a 2022, buscando oferecer políticas públicas e também serviços de melhor qualidade, de forma mais simples, acessível a qualquer hora e lugar e com custo menor para todos.
Leia mais:
- Conheça a origem do Dia do Consumidor
- Pesquisa: 47% deixa de comprar em empresa após experiência negativa
- Autoatendimentos de SAC desapontam 70% dos brasileiros
Por exemplo, a carteira de trabalho digital começou a ser fornecida no mesmo dia da solicitação. Antes, demorava em torno de 17 dias para obter o modelo físico do documento. Para este ano, a meta do Governo Federal é chegar a 100% dos serviços do Gov.br digitalizados e ainda ampliar o número de usuários da plataforma, segundo o Ministério da Economia.
O governo também divulgou quais são os serviços mais acessados no Gov.br. São eles: saque do abono salarial, consulta de CPF, obtenção da carteira de trabalho e do certificado nacional de vacinação Covid-19, solicitação de certidão para saque de PIS/Pasep/FGTS e obter passaporte.
Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!