Dunas descongelando marcam início da primavera no norte de Marte

Por Flavia Correia, editado por André Lucena 17/03/2022 15h02, atualizada em 17/03/2022 16h07
dunas-descongelando-Marte
Imagem: NASA/JPL/Universidade do Arizona
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Observações do HiRISE (sigla em inglês para “Experiência em imagens de alta resolução”), instrumento a bordo da sonda Mars Reconnaissance Orbiter (MRO), registraram dunas parcialmente descongeladas na encosta oeste do interior da cratera Kaiser. Isso indica que a primavera chegou no hemisfério norte de Marte.

Dunas cobertas de gelo na cratera Kaiser, norte de Marte. Imagem: NASA/JPL/Universidade do Arizona

Lançada em 2005 em uma busca de evidências de água na superfície de Marte, a MRO é atualmente uma das sondas mais produtivas da Nasa. Entre outras atividades, o equipamento tem a função de estudar as temperaturas na atmosfera marciana e usa radares para analisar minerais na sua superfície e no subterrâneo do planeta – e o HiRISE é o principal instrumento responsável pelo sucesso das operações da sonda.

No inverno marciano, as dunas de areia escura são cobertas por um manto de gelo sazonal branco. Nas imagens feitas pelo MRO, é possível notar que o lado ensolarado das dunas estava começando a derreter. 

Derretimento do gelo nas dunas de areia da cratera Kaiser, em Marte. Imagem: NASA/JPL/Universidade do Arizona

Com a vaporização sazonal do gelo, durante a primavera, montes de até 500 metros de altura no polo norte de Marte desmoronam, revelando as escalas de tempo geológico do planeta.

Leia mais:

“Manchas brilhantes de gelo (branco em cores realçadas) são claramente visíveis e são compostas de gelo de água e dióxido de carbono”, declarou Susan J. Conway, membro da equipe HiRISE, em um comunicado da agência espacial norte-americana. “Faixas escuras de areia fluíram pela encosta da duna que às vezes cobre a geada. Esses fluxos são causados ​​pela rápida transformação das partículas de gelo em gás à medida que o Sol aquece a duna na primavera”.

Conway explica que as dunas se formam a partir dos ventos marcianos que açoitam o regolito solto dentro da cratera Kaiser, que tem 207 km de diâmetro e está localizada em Noachis Terra, a oeste de Hellas Planitia, no hemisfério norte de Marte. 

Esse campo é uma das várias regiões de dunas de areia localizadas na parte sul do fundo da cratera.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Flavia Correia
Redator(a)

Jornalista formada pela Unitau (Taubaté-SP), com Especialização em Gramática. Já foi assessora parlamentar, agente de licitações e freelancer da revista Veja e do antigo site OiLondres, na Inglaterra.

André Lucena
Ex-editor(a)

Pai de três filhos, André Lucena é o Editor-Chefe do Olhar Digital. Formado em Jornalismo e Pós-Graduado em Jornalismo Esportivo e Negócios do Esporte, ele adora jogar futebol nas horas vagas.