Observações do HiRISE (sigla em inglês para “Experiência em imagens de alta resolução”), instrumento a bordo da sonda Mars Reconnaissance Orbiter (MRO), registraram dunas parcialmente descongeladas na encosta oeste do interior da cratera Kaiser. Isso indica que a primavera chegou no hemisfério norte de Marte.

Dunas cobertas de gelo na cratera Kaiser, norte de Marte. Imagem: NASA/JPL/Universidade do Arizona

Lançada em 2005 em uma busca de evidências de água na superfície de Marte, a MRO é atualmente uma das sondas mais produtivas da Nasa. Entre outras atividades, o equipamento tem a função de estudar as temperaturas na atmosfera marciana e usa radares para analisar minerais na sua superfície e no subterrâneo do planeta – e o HiRISE é o principal instrumento responsável pelo sucesso das operações da sonda.

publicidade

No inverno marciano, as dunas de areia escura são cobertas por um manto de gelo sazonal branco. Nas imagens feitas pelo MRO, é possível notar que o lado ensolarado das dunas estava começando a derreter. 

Derretimento do gelo nas dunas de areia da cratera Kaiser, em Marte. Imagem: NASA/JPL/Universidade do Arizona

Com a vaporização sazonal do gelo, durante a primavera, montes de até 500 metros de altura no polo norte de Marte desmoronam, revelando as escalas de tempo geológico do planeta.

publicidade

Leia mais:

“Manchas brilhantes de gelo (branco em cores realçadas) são claramente visíveis e são compostas de gelo de água e dióxido de carbono”, declarou Susan J. Conway, membro da equipe HiRISE, em um comunicado da agência espacial norte-americana. “Faixas escuras de areia fluíram pela encosta da duna que às vezes cobre a geada. Esses fluxos são causados ​​pela rápida transformação das partículas de gelo em gás à medida que o Sol aquece a duna na primavera”.

publicidade

Conway explica que as dunas se formam a partir dos ventos marcianos que açoitam o regolito solto dentro da cratera Kaiser, que tem 207 km de diâmetro e está localizada em Noachis Terra, a oeste de Hellas Planitia, no hemisfério norte de Marte. 

Esse campo é uma das várias regiões de dunas de areia localizadas na parte sul do fundo da cratera.

publicidade

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!