Os relatos de mortes de civis durante a invasão da Rússia na Ucrânia estão se tornando cada vez mais frequentes. Com muitos locais sem internet e com a comunicação limitada, muitas pessoas ficam sem contato com seus familiares e amigos. Foi através do Twitter que um ucraniano descobriu que havia perdido a esposa e dois de seus filhos na guerra.

Em entrevista para a CNN, Serhiy Perebyinis contou que estava do outro lado do país, com sua mãe idosa, quando começou o conflito. Ele disse que sua família estava em fuga, quando provavelmente foram atingidos. O homem explicou que ficou sem contato e só descobriu o que havia ocorrido ao ver uma foto no Twitter e reconhecer objetos de seus filhos.

publicidade

“Eu vi uma foto no Twitter durante a guerra e reconheci meus filhos. Liguei para meus amigos para dizer que as crianças estavam mortas e seus corpos estavam na calçada,” contou. “Aquele foi o dia em que já não tinha água, luz, gás, e a gente se falou, Eu falei com ela às 22h, embora naquele momento a conexão também estava ruim. Mas consegui falar e discutir sobre possível evacuação”.

Foto no Twitter durante a guerra

“No último momento, no entanto, o comboio com o qual ela planejava viajar foi bombardeado e alvejado. E então ela veio a pé para a ponte, tentando escapar”, completou. “Percebi que havia uma geolocalização incomum entre Kiev e sua localização. E 20 minutos depois, o telefone dela mudou para outro local, para um hospital em Kiev. E suspeitei que algo estava errado”, disse ainda.

publicidade

Leia mais:

Na entrevista, a âncora chegou a ir às lágrimas durante o relato. Perebyinis disse que era casado há 23 anos. Sua filha mais velha tinha 18 anos e a mais nova apenas 9. Ele disse que conseguiu voltar à cidade para fazer o enterro dos corpos.

publicidade

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!