A Samsung está trabalhando em smartphones intermediários com a capacidade de exibir taxa de atualização variável para a tela. Este recurso está presente apenas em modelos mais caros, como os Galaxy S21, S22 e pode resultar em maior autonomia de bateria ao ter 120Hz apenas em momentos específicos do uso.

Depois da guerra pelos megapixels e das câmeras com mais recursos, como fotos noturnas e as recentes macro, a taxa de atualização da tela chegou como função para chamar a atenção do consumidor. Herdada de modelos gamer, muitos celulares topo de linha e alguns intermediários já entregam números como 120 e até 144Hz, mas apenas smartphones mais caros contam com taxa variável e de forma automática.

Leia também

Galaxy A53 tem tela de 120Hz, mas taxa não é varivável
Galaxy A53 tem tela de 120Hz, mas taxa não é varivável (Imagem: divulgação/Samsung)

Este tipo de recurso está presente em painéis LTPO, tecnologia recente e isso significa que ela ainda é cara para celulares que brigam por preço, como acontece em todos os intermediários. De forma resumida, esta tela permite controlar a atualização do display de acordo com o conteúdo exibido, colocando em 120Hz para jogos ou vídeos, ou diminuindo para 10 e até 1Hz quando uma imagem estática ou um texto estão em primeiro plano.

publicidade

Tela LTPO promete mais autonomia para celulares

O objetivo deste controle está focado no consumo de bateria, já que atualizar a tela mais vezes por segundo significa, obrigatoriamente, gastar mais energia e este é um ponto importante para contabilizar a autonomia do aparelho. Segundo a Samsung, em breve os modelos da linha Galaxy A (intermediários) também terão este recurso automático – eles podem diminuir para 60Hz, mas apenas de forma manual e com a intervenção do usuário.

Byung Duk Yang, vice-presidente de pesquisa e desenvolvimento móvel da Samsung (Imagem: divulgação/Samsung)
Byung Duk Yang, vice-presidente de pesquisa e desenvolvimento móvel da Samsung (Imagem: divulgação/Samsung)

Foi o que afirmou Byung Duk Yang, vice-presidente de pesquisa e desenvolvimento móvel da Samsung, ao Olhar Digital. “Atualmente estamos trabalhando na expansão desta tecnologia por todas as linhas, incluindo a família Galaxy A. Isso não é apenas o que o usuário quer, mas também o que nós queremos”, disse o executivo.

Samsung quer atualização variável em aparelhos simples

Para aparelhos ainda mais simples e com taxa de atualização marcada nos 60Hz, que representa a grande maioria dos celulares, o desafio é maior justamente pelo custo do display LTPO. “Essa tecnologia envolve reduzir a atualização da tela da forma mais otimizada possível, a partir dos 120Hz. É uma tecnologia que atinge o custo-benefício”, comentou Yang.

“Para implementar essa tecnologia para mais famílias (de celulares), estamos trabalhando nos aspectos necessários para ter certeza que estamos prontos”, complementou o executivo. Isso significa que um modelo mais simples poderá receber tela LTPO no futuro, mas em um momento mais distante.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!