Você se acha uma pessoa chata? Ou melhor, uma pessoa tediosa? Talvez não seja. A menos que se enquadre nesta descrição: alguém religioso, que trabalha com análise de dados, gosta de assistir à televisão e mora em uma cidade pequena. Quem disse isso foi um estudo da Universidade de Essex, no Reino Unido.

A pesquisa sobre a ciência do tédio já foi revisada por pares. Ela descobriu hobbies, empregos e características que são consideradas de pessoas entediantes. Foram cinco experimentos com mais de 500 pessoas examinadas. Então, os pesquisadores descobriram e montaram a lista do que é considerado chato.

Leia mais:

Publicado no Boletim de Personalidade e Psicologia Social, o artigo descobriu que, além de análise de dados, profissões de pessoas tediosas são contabilidade, limpeza e serviços bancários. Entre os hobbies foram listados religião, assistir TV, observar pássaros e fumar.

publicidade

A pesquisa foi liderada por Wijnand Van Tilburg, do Departamento de Psicologia da Universidade de Essex, que quis observar o estigma do tédio e como isso afeta percepções. Ele percebeu, no estudo, que pessoas estereotipadas como chatas são comumente odiadas e evitadas, por preconceito alheio.

Aqueles que precisam passar um dia com as pessoas tediosas esperam alguma recompensa para isso. Como não conseguem provar que as pessoas estão erradas e quebrar os estereótipos, aqueles tidos como chatos acabam em um ostracismo social, sendo mais solitários e sofrendo um impacto negativo na vida.

contador tédio
Contadores são tidos como pessoas tediosas. Imagem: pattarawat/Shutterstock

“A ironia é que estudar o tédio é realmente muito interessante e tem muitos impactos na vida real. Este artigo mostra como as percepções do tédio são persuasivas e que impacto isso pode ter nas pessoas”, disse Van Tilbirg. As pessoas consideradas chatas estão em maior risco de danos, vícios e problemas de saúde mental.

“Foi interessante para mim ver que o estudo mostrou que pessoas chatas não eram vistas como competentes. Eu teria pensado que os contadores seriam vistos como chatos, mas eficazes e a pessoa perfeita para fazer um bom trabalho em sua declaração de imposto. A verdade é que pessoas como banqueiros e contadores são altamente capazes e têm poder na sociedade – talvez devemos tentar não perturbá-los e estereotipá-los como chatos”, completou o pesquisador.

Por outro lado, alguns empregos foram tidos como os mais interessantes entre as pessoas que foram examinadas durante o estudo. São eles: artes performáticas, ciência, jornalismo, profissional de saúde e de ensino.

Confira a lista de características tidas como de uma pessoa tediosa:

Cinco empregos mais chatos:

  1. Análise de dados
  2. Contabilidade
  3. Imposto/seguro
  4. Limpeza
  5. Bancário

Cinco hobbies mais chatos:

  1. Dormir
  2. Religião
  3. Assistir TV
  4. Observação de animais
  5. Matemática

Via: Phys

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!