Nem sempre é possível acompanhar o ritmo das novidades do mercado de televisores em casa. São tantas opções disponíveis no mercado, que modelos lançados há alguns anos acabam ficando obsoletos.

Atualmente, um dos grandes problemas apontados pelos consumidores é a falta de compatibilidade com as plataformas de streaming, o que, dependendo do modelo, pode necessitar de outros dispositivos para funcionar.

Isso acontece pelo seguinte motivo. As TVs modernas funcionarem basicamente como um computador, ou seja, cada uma roda o seu próprio sistema operacional. Com o passar do tempo, assim como os celulares, esse software do televisor deixa de receber o suporte da fabricante, gerando frustração nos proprietários.

Como adicionar funções inteligentes em uma TV antiga

Para quem não pretende ou não pode comprar uma Smart TV no momento, saiba que existem dispositivos que adicionam mais recursos aos televisores comuns. São as centrais de mídia, geralmente oferecidas no mercado no formato de ‘TV Stickers‘. 

publicidade

Se tratam de dispositivos pequenos que se conectam por meio de uma rede Wi-Fi e podem rodar diversos aplicativos. Alguns exemplos de nomes conhecidos no mercado são: o Chromecast do Google, o Roku Express e a Apple TV.

A boa notícia é que a faixa de preço varia bastante dependendo da fabricante e modelo. Alguns, inclusive, estão disponíveis por cerca de R$ 200 no varejo.  

Saiba também como assistir TV online grátis para acompanhar seus programas favoritos ainda que não assine algum pacote de canais.

Como escolher o modelo correto?

Vale considerar alguns fatores antes de investir em um desses produtos. Caso adquira uma TV Box, por exemplo, fique atento a versão do seu sistema operacional (geralmente o Android) e também a quantidade de memória RAM e espaço interno do aparelho, dois quesitos que vão influenciar diretamente na velocidade que os aplicativos vão rodar.

Também existem modelo que reproduzem conteúdo na resolução Full HD (1080p) e outros que já são compatíveis com 4K. A dica aqui é optar pelo modelo que for condizente com a sua TV. Modelos antigos provavelmente terão um painel Full HD, nesse caso não vale gastar mais por um produto que permite reproduzir conteúdo em 4K.

Algumas opções disponíveis no varejo nacional

Fire TV Stick: criado pela Amazon, os dispositivos dessa linha permitem instalar apps como o Prime Video, Prime Music, Disney+, Netflix, dentre outros. 

Um diferencial é a possibilidade de controlar o gagdet por comando de voz, dando um toque mais moderno à sua TV antiga.

Como adicionar funções inteligentes em uma TV antiga
Imagem: Divulgação

O produto é bem compacto e funciona conectado a uma das entradas HDMI da TV. O modelo topo de linha, o Fire Stick 4K, possui 8 GB de armazenamento interno e processador de quatro núcleos, o que oferece mais rapidez ao executar e alternar entre os aplicativos. O sistema operacional é o Fire OS, baseado no Android.

Roku Express: com uma interface que promete ser mais intuitiva, o dispositivo também funciona conectado a uma porta HDMI. Uma vantagem é que pelo aplicativo Roku é possível transformar qualquer celular em controle remoto. 

As especificações são semelhantes as do Fire Stick 4K.

Imagem: Divulgação

Google Chromecast 3: os modelos da linha Chromecast foram um dos primeiros do mercado a permitir essa opção de transformar uma TV em Smart. A primeira versão foi lançada por aqui em 2013.

Imagem: Divulgação

Para controlar o dispositivo, que também funciona conectado a porta HDMI da TV, o usuário precisa do aplicativo Google Home no seu telefone. 

Smart TV Box Aquario STV-2000: o grande diferencial desse modelo é que ele opera como um conversor que permite rodar conteúdos das plataformas de streaming mesmo nas televisões mais antigas (até as de tubo). 

Imagem: Divulgação

Suas especificações são mais modestas, com apenas 1 GB de memória RAM, por exemplo. No entanto, isso também influencia no preço, mais baixo que os rivais.

Elsys ETRI01 Smarty: por fim, o Smarty da Elsys é um dispositivo com Android TV compatível com conteúdo Full HD.  Além de rodar diversos apps, o aparelho tem controle remoto por comando de voz e sai de fábrica com o Google Assistente instalado.

O processador é de quatro núcleos e o modelo oferece 1 GB de memória RAM e 8 GB de espaço interno. 

Imagem: Divulgação

Por fim, saiba que o tempo médio de troca de um televisor no Brasil, segundo a empresa de estudos de mercado GfK, é de sete ou oito anos, o que reforça que existe potencial para o mercado dessa categoria de dispositivos por aqui. Atualmente, segundo o levantamento, ainda temos pelo menos 10 milhões de televisores nessas condições nas casas dos brasileiros.

Veja também

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!