O cabo de internet submarino Equiano do Google que conecta a Cidade do Cabo (África do Sul) a Lisboa (Portugal) desembarcou em Lomé, Togo, de acordo com a empresa. A enorme estrutura subaquática de fibra óptica é descrito como o primeiro do Google a ir da África à Europa, com estimativa que traga conectividade à internet para milhões de pessoas em ambos os continentes. 

Isso representa um avanço para a população de Togo, em que 74% das pessoas não têm acesso à internet, tanto que é esperado que o cabo submarino entregue 20 vezes mais capacidade de internet para a região. Estando instalado e em serviço, os cabos fornecerão seguro adicional para uma região e depois do Togo, a próxima paragem do Equiano será na Nigéria e Namíbia, antes de seguir para o seu desembarque final na Cidade do Cabo ainda este ano.

publicidade

Leia mais:

A iniciativa do Google começou com um investimento pesado em cabos submarinos no ano de 2010, como parte de um consórcio que englobava um total de 19 cabos, o qual se estenderam de Chikura (Japão) a Redondo Beach (Califórnia).

publicidade

Além disso, o recém projeto concluído da companhia entrou em serviço em janeiro de 2021, indo de Virginia Beach até a costa francesa. Agora, Google, juntamente com Meta, Microsoft e Amazon dominam a infraestrutura de cabos submarinos, segundo o Wall Street Journal. No mês passado, a empresa de Mark Zuckerberg anunciou planos para construir pelo menos dois cabos transatlânticos até 2027.

Fonte: Google

publicidade

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!