Uma pesquisa publicada pela revista acadêmica Diabetologia aponta que pacientes que foram infectados pela Covid-19 possuem mais chances de serem diagnosticados com diabetes tipo 2.  

Os pesquisadores analisaram os dados de 35.865 pacientes e compararam a incidência de diabetes em pessoas que foram diagnosticadas com Covid-19 e com pessoas que tiveram infecção aguda do trato respiratório superior.  

Leia também!

Foi possível comprovar que os novos casos de diabetes tipo 2 estavam mais presentes em pacientes que tiveram Covid-19 do que em quem teve algum outro quadro infeccioso. O risco de desenvolver a diabetes é 28% maior em quem teve Covid-19.  

publicidade

“A infecção por Covid-19 pode levar ao diabetes pela regulação positiva do sistema imunológico após a remissão, o que pode induzir disfunção das células beta pancreáticas e resistência à insulina“, diz o autor do estudo, Wolfgang Rathmann. 

O pesquisador afirma ainda que os pacientes infectados pelo SARS-CoV-2 podem estar em alto risco de desenvolver a diabetes por conta da obesidade ou pré-diabetes e o estresse causado pela Covid-19 no organismo tornou o processo mais rápido.  

Medidor de diabetes
Covid-19 aumenta risco de diabetes tipo 2, diz estudo. Imagem: goffkein.pro/Shutterstock

Vale lembrar que algumas pesquisas sobre a Covid-19 mostraram que o vírus é capaz de atacar células beta que produzem insulina, fazendo com que o nível de glicose no sangue aumente, como uma hiperglicemia.  

O estudo acredita ainda que o estilo de vida sedentário influenciado pela pandemia também pode se um fator influenciador. Ainda não se sabe se os pacientes que desenvolveram estas alterações metabólicas estão passando por isso momentaneamente ou de maneira crônica. 

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!