Novo tratamento pode proteger imunodeprimidos da Covid-19

Por Matheus Barros, editado por Lucas Soares 22/03/2022 21h12
máscara contra a Covid-19
Imagem: Tumisu (Pixabay)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Uma nova pesquisa do QIMR Berghofer Medical Research Institute, na Austrália, descobriu um novo tratamento capaz de proteger pessoas imunodeprimidas, aquelas que possuem o sistema imunológico comprometido, contra a Covid-19.  

A nova imunoterapia é realizada com células T e pode ajudar no combate a novas variantes do SARS-CoV-2. O autor do estudo, Corey Smith, disse que “este estudo nos dá esperança de que possamos desenvolver uma imunoterapia baseada em células T capaz de tratar várias variantes do Covid-19 nos pacientes mais doentes”.  

Leia também!

O pesquisador relata que a vacinação contra a Covid-19 é muito eficaz e gera uma grande proteção, mas pode não ser suficiente no caso das pessoas imunocomprometidas, já que o risco que elas correm é maior.  

A pesquisa acredita que as células T podem ser coletadas de voluntários e treinadas em laboratório para reconhecer e atacar as células contaminadas pela Covid-19. As células T são glóbulos brancos especializados em matar células infectadas.  

“Aprendemos que, a partir de um pequeno número de doadores de sangue expostos a Covid-19, podemos facilmente gerar um banco de células T que fornece ampla cobertura populacional e pode potencialmente atingir várias variantes de vírus. Embora sejam necessárias mais pesquisas, acreditamos que essas descobertas oferecem provas críticas do conceito de que a imunoterapia com células T pode ajudar pacientes imunocomprometidos a combater a Covid-19″. 

Novo tratamento pode proteger imunodeprimidos da Covid-19. Imagem: Evgenia.B – Shutterstock

“Não substituirá a vacinação, mas a imunoterapia com células T poderia oferecer outra opção de tratamento para selecionar pacientes em ambientes de nicho”, concluiu o pesquisador.  

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

Matheus Barros
Redator(a)

Formado em Jornalismo pela FIAM FAAM, Matheus Barros iniciou seu trabalho em redação jornalística no portal da RedeTV! e hoje atua como repórter de Internet e Redes Sociais do Olhar Digital.

Lucas Soares
Editor(a)

Lucas Soares é jornalista formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e atualmente é editor de ciência e espaço do Olhar Digital.