Uma nova pesquisa do QIMR Berghofer Medical Research Institute, na Austrália, descobriu um novo tratamento capaz de proteger pessoas imunodeprimidas, aquelas que possuem o sistema imunológico comprometido, contra a Covid-19.  

A nova imunoterapia é realizada com células T e pode ajudar no combate a novas variantes do SARS-CoV-2. O autor do estudo, Corey Smith, disse que “este estudo nos dá esperança de que possamos desenvolver uma imunoterapia baseada em células T capaz de tratar várias variantes do Covid-19 nos pacientes mais doentes”.  

Leia também!

O pesquisador relata que a vacinação contra a Covid-19 é muito eficaz e gera uma grande proteção, mas pode não ser suficiente no caso das pessoas imunocomprometidas, já que o risco que elas correm é maior.  

publicidade

A pesquisa acredita que as células T podem ser coletadas de voluntários e treinadas em laboratório para reconhecer e atacar as células contaminadas pela Covid-19. As células T são glóbulos brancos especializados em matar células infectadas.  

“Aprendemos que, a partir de um pequeno número de doadores de sangue expostos a Covid-19, podemos facilmente gerar um banco de células T que fornece ampla cobertura populacional e pode potencialmente atingir várias variantes de vírus. Embora sejam necessárias mais pesquisas, acreditamos que essas descobertas oferecem provas críticas do conceito de que a imunoterapia com células T pode ajudar pacientes imunocomprometidos a combater a Covid-19″. 

Novo tratamento pode proteger imunodeprimidos da Covid-19. Imagem: Evgenia.B – Shutterstock

“Não substituirá a vacinação, mas a imunoterapia com células T poderia oferecer outra opção de tratamento para selecionar pacientes em ambientes de nicho”, concluiu o pesquisador.  

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!