O satélite Mars Reconnaissance Orbiter (MRO), da NASA, conseguiu fotografar o rover Zhurong, da China, durante sua exploração da superfície de Marte – mesmo um estando a quase 300 quilômetros (km) de distância do outro.

O Zhurong é parte da missão Tianwen-1 chinesa, cujo objetivo é fazer o estudo geológico da região conhecida como Utopia Planitia, uma área da superfície de Marte conhecida por sua topografia incomum, com pedras recortadas – imagine uma colher circular pegando uma porção de sorvete do pote.

publicidade

Leia também

Imagem compartilhada por satélite da NASA mostra o rover Zhurong, no canto direito inferior
Imagem da NASA mostra o rover chinês Zhurong, bem como seu equipamento de pouso, em exploração de Marte (Imagem: NASA/MRO/Divulgação)

Já o MRO está trabalhando em projetos de observação científica desde novembro de 2006, alguns meses após chegar em Marte. Na imagem acima, a parte destacada mostra o paraquedas e a parte traseira da carenagem, que ajudaram a suavizar a aterrissagem do Zhurong em solo marciano. Também é possível ver vagamente o rastro do rover, que já percorreu 1,5 km de distância, pesquisando a superfície da região. Já o rover em si está na parte inferior da foto.

publicidade

O Zhurong é um dos três rovers posicionados em Marte, cada um com sua missão específica: enquanto o veículo chinês tem por objetivo uma investigação mais geológica, o Curiosity e o Perseverance – ambos pertencentes à NASA – estão buscando sinais de vida antiga no planeta vermelho.

No caso do Perseverance, o rover pouco maior que um carro popular está ativamente coletando núcleos rochosos de pedras que encontra pelo caminho em sua exploração da chamada Cratera Jezero, que já abrigou um imenso lago de água há bilhões de anos e pode guardar, em suas sedimentações, sinais de vida bacteriana antiga em Marte.

publicidade

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!