A fim de acomodar o que chamou de “processamento final de veículo de transporte”, a SpaceX decidiu adiar suas duas próximas missões tripuladas com a nave Crew Dragon – respectivamente, a missão Ax-1 e a missão Crew-4.

O adiamento, contudo, não é tão longo, variando apenas alguns dias de seus planos originais para que a empresa, junto da NASA e de outros clientes, consiga fazer verificações de última hora nos parâmetros técnicos dos dois lançamentos.

Leia também

A missão Ax-1 foi contratada e conduzida pela empresa Axiom Space, e consiste, basicamente, da primeira missão tripulada de caráter privado sem a presença de um oficial de agência espacial associado à ela. Neste voo, quatro astronautas da Axiom voarão em direção à Estação Espacial Internacional (ISS), onde eles prometeram não atrapalhar ninguém enquanto conduzem “sérios” experimentos científicos. Originalmente planejada para 30 de março (depois de dois adiamentos), a Ax-1 agora sai da Terra “não antes de” 3 de abril de 2022, conforme o tuíte acima.

publicidade

Por causa do adiamento da Ax-1, a SpaceX e a NASA acharam prudente adiar alguns dias o lançamento da missão Crew-4, que promove a “troca” de tripulantes da ISS. Nesta missão, os astronautas norte-americanos Robert Hines e Kjell Lindgren, a astronauta norte-americana Jessica Watkins (todos da NASA) e a italiana Samantha Cristoforetti, da agência espacial europeia (ESA) deverão sair da Terra em 19 de abril, quatro dias depois da data originalmente intencionada.

Vale lembrar que, no caso da missão Crew-4, Jessica Watkins, que faz parte do Programa Artemis que pretende nos levar de volta à Lua a partir de 2025, será a primeira mulher negra a conduzir uma missão de longo prazo – ela viverá e trabalhará na ISS por um período mínimo de seis meses, podendo estender sua estadia em até um ano (tal qual a NASA fez com Mark Vande Hei).

A astronauta Jessica Watkins (à frente, de microfone na mão) será a primeira mulher negra a voar em uma missão espacial de longo prazo, passando pelo menos seis meses dentro da ISS
A astronauta Jessica Watkins (à frente, de microfone na mão) será a primeira mulher negra a voar em uma missão espacial de longo prazo, passando pelo menos seis meses dentro da ISS (Imagem: NASA/Divulgação)

Com os adiamentos, a SpaceX terá 16 dias entre as duas missões para executar todas as inspeções necessárias de funcionamento e segurança das naves Crew Dragon e da plataforma de lançamento (a Ax-1 e a Crew-4 partirão do Complexo 39A, no Centro Espacial Kennedy, no estado norte-americano da Flórida), a fim de minimizar a possibilidade de qualquer imprevisto.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!