Após o início da invasão militar pela Rússia, quase triplicou o número de ciberataques contra a Ucrânia, assim como um crescimento no número de incidentes em todo o mundo. Logo nos três primeiros dias da invasão, houve um aumento de 196% no índice de ofensivas digitais, enquanto a média de aumento global ficou em 15%.

De acordo com os dados da Check Point Research, os números mostram uma queda de 50% nos incidentes contra a Ucrânia na última semana, envolvendo também empresas e governos internacionais que estejam envolvidos ou tenham demonstrado apoio de alguma maneira no conflito armado.

publicidade

Por exemplo, a América Latina e América do Norte são as regiões que mais tiveram aumento de ataques cibernéticos com 17%. Logo depois a Europa com 14% e o território Ásia Pacífico com 11%. Os dados apontam que – nas últimas semanas – foi registrado o maior volume de ciberataques de 2021 até o momento.

Movimento de ataques contra setores militares e governamentais da Ucrânia na comparação com o resto do mundo
(Imagem: Divulgação/Check Point)

Já na Ucrânia, a média é de 1.466 incidentes por semana, o que representa 20% a mais do que antes do conflito. Por outro lado, na Rússia, o aumento é de apenas 1%, com média de 1.274 ocorrências registradas.

publicidade

“O esforço concentrado no ataque a [tais alvos] é, possivelmente, parte do impacto diplomático em torno da guerra, também aproveitando temas de maior interesse que permitem realizar ataques de phishing”, explicou Omer Dembinksy, gerente de Data Group da Check Point.

Leia também:

publicidade

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!