Apple Watch ajuda idosa a descobrir câncer após queda

Por Matheus Barros, editado por Lucas Soares 24/03/2022 14h50
Apple Watch Series 5 com motrador Luzes da União (Imagem: André Fogaça/Olhar Digital)
Apple Watch Series 5 com motrador Luzes da União (Imagem: André Fogaça/Olhar Digital)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Nas últimas décadas boa parte dos investimentos na medicina estão sendo colocados no combate ao câncer e a tecnologia é uma grande aliada nisso. Mas será que um smart watch pode contribuir para o diagnóstico da doença que é a segunda maior causa de mortes no mundo? Nesse caso, um Apple Watch acabou contribuindo de forma indireta.

Uma idosa de 71 anos que mora na Flórida, nos Estados Unidos, descobriu seu diagnóstico de câncer no pulmão depois que seu Apple Watch detectou uma queda e fez uma ligação para o serviço de emergência.  

Leia também!

Desde a quarta geração, os Apple Watchs possuem uma tecnologia capaz de detectar uma queda. O relógio compreende um movimento brusco inesperado e um longo período de imobilidade.  

Para que o relógio não envie chamados de emergência falsos e nem confunda uma queda do aparelho com uma queda do usuário, o dispositivo emite alguns alarmes que precisam ser desativados. Caso não sejam, aí sim o serviço de emergência é solicitado.  

A emissora de TV WFTS relatou que a idosa chamada Raylene Hackenwerth caiu e acabou perdendo a consciência. Seu relógio identificou a falta o desmaio e imediatamente acionou o serviço de resgate local.  

Apple Watch Series 5 (Imagem: André Fogaça/Olhar Digital)
Apple Watch ajuda idosa a descobrir câncer. (Imagem: André Fogaça/Olhar Digital)

No hospital, a paciente passou por uma bateria de exames para entender o motivo da queda repentina. Foi quando os médicos descobriram um câncer de pulmão, o que permitiu o início do tratamento de forma mais rápida. 

“Se não fosse pela queda e o Apple Watch chamando eles, eu nem saberia que isso [o câncer] estava lá e talvez quando fosse encontrado no futuro, seria tarde demais”, contou a paciente. 

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

Matheus Barros
Redator(a)

Formado em Jornalismo pela FIAM FAAM, Matheus Barros iniciou seu trabalho em redação jornalística no portal da RedeTV! e hoje atua como repórter de Internet e Redes Sociais do Olhar Digital.

Lucas Soares
Editor(a)

Lucas Soares é jornalista formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e atualmente é editor de ciência e espaço do Olhar Digital.