Covid-19: sulforafano, composto encontrado em legumes, pode impedir o vírus

Por Edson Kaique Lima, editado por Lucas Soares 26/03/2022 06h18, atualizada em 28/03/2022 08h46
Repolho.webp
Crédito: Ulleo/Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Um novo estudo apontou que um composto encontrado nos chamados legumes crucíferos, como o repolho e a couve-flor, é capaz de inibir a replicação do vírus da Covid-19. O composto em questão é o sulforafano, um fitoquímico que pode ter ação contra alguns tipos de câncer.

O estudo foi realizado em modelos animais, por pesquisadores da Universidade Johns Hopkins, em Baltimore, nos Estados Unidos. As células de camundongos de laboratório foram expostas ao sulforafano durante algumas horas, antes de serem infectadas com várias cepas do vírus da Covid-19.

Também foram feitos testes com outros tipos de coronavírus, como os que são causadores do resfriado comum. Após entrar em contato com os vírus, o sulforafano reduziu em 50% a replicação de diferentes cepas do vírus da Covid-19 e do resfriado comum.

Nos modelos animais, o composto também foi responsável por diminuir em pelo menos 7,5% a perda de peso durante a infecção. Além disso, também reduziu em 17% a quantidade de vírus no pulmão dos camundongos e em 9% nas vias respiratórias superiores, como nariz e garganta.

Via: Galileu

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

Redator(a)

Edson Kaique Lima é redator(a) no Olhar Digital

Lucas Soares
Editor(a)

Lucas Soares é jornalista formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e atualmente é editor de ciência e espaço do Olhar Digital.