Pesquisadores criam novo tipo de luz ultravioleta capaz de matar patógenos transportados pelo ar em ambientes internos. A tecnologia é capaz de conter, inclusive, a propagação do vírus causador da Covid-19

Chamada de Far-UVC, a nova tecnologia de luz ultravioleta utiliza emissores de comprimento de onda mais curto para que não represente riscos à segurança das pessoas, já que a radiação transmitida por este tipo de luz pode prejudicar os olhos e a pele, causando queimaduras e até mesmo câncer de pele.  

Leia também!

“O Far-UVC reduz rapidamente a quantidade de micróbios ativos no ar interno para quase zero, tornando o ar interno essencialmente tão seguro quanto o ar externo”, diz o biofísico David Brenner. 

publicidade

De acordo com os pesquisadores, o dispositivo pode mudar a forma de combater a Covid-19, pois pode ser facilmente instalado, como se fosse o ato de trocar uma lâmpada, o que não impacta na eficácia da ferramenta.  

O estudo criou uma câmara selada para realizar teste do dispositivo, como se fosse um quarto de hospital de ocupação única com diferentes tipos de ventilação. A luz ultravioleta foi capaz de reduzir até 98,4% da carga de patógenos em poucos minutos.  

Novo tipo de luz ultravioleta é capaz de matar patógenos transportados pelo ar. Imagem: Nor Gal/Shutterstock

“Nossos testes produziram resultados espetaculares, superando em muito o que é possível apenas com a ventilação”, relatou o físico Kenneth Wood. 

“A luz Far-UVC é simples de instalar, é barata, não precisa que as pessoas mudem seu comportamento e evidências de vários estudos sugerem que pode ser uma maneira segura de impedir a transmissão de qualquer vírus, incluindo o vírus Covid-19 e suas variantes, bem como a gripe e também quaisquer possíveis vírus pandêmicos futuros “, conclui a pesquisa. 

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!