Dana Weigel, gerente interino do Programa ISS na NASA, comunicou em coletiva de imprensa que a missão Crew-4, que levará quatro astronautas para a Estação Espacial Internacional (ISS) foi adiada para 20 de abril. A decisão foi tomada em conjunto com a SpaceX, empresa aeroespacial que vai operar o lançamento por meio de sua nave Crew Dragon.

De acordo com a NASA e a SpaceX, isso foi decidido para melhor acomodar a missão dentro de um calendário bastante cheio de outros voos. Este é o segundo adiamento da missão Crew-4, mas não de forma ostensiva: originalmente, a missão sairia em 15 de abril, mas foi adiada em março para o dia 19. Hoje (1), as entidades confirmaram outro “empurrão”, agora para um dia depois.

publicidade

Leia também

Os tripulantes da missão Crew-4, da esquerda para a direita: Robert Hines, Samantha Cristoforetti, Jessica Watkins e Kjell Lindgren. Os quatro viajarão à ISS em 20/4, onde viverão e trabalharão por pelo menos seis meses
Os tripulantes da missão Crew-4, da esquerda para a direita: Robert Hines, Samantha Cristoforetti, Jessica Watkins e Kjell Lindgren. Os quatro viajarão à ISS em 20/4, onde viverão e trabalharão por pelo menos seis meses (Imagem: NASA/Divulgação)

A Crew-4 levará os astronautas norte-americanos Robert Hines e Kjell Lindgren, a astronauta norte-americana Jessica Watkins (todos da NASA) e a italiana Samantha Cristoforetti, da agência espacial europeia (ESA) para viver e trabalhar na ISS.

publicidade

Vale lembrar que Jessica Watkins, que faz parte do Programa Artemis que pretende nos levar de volta à Lua a partir de 2025, será a primeira mulher negra a conduzir uma missão de longo prazo – ela viverá e trabalhará na ISS por um período mínimo de seis meses, podendo estender sua estadia em até um ano (tal qual a NASA fez com Mark Vande Hei).

Paralelamente, este também será o segundo voo de Samantha Cristoforetti, que atuará na missão como comandante.

publicidade

“Devido à complexidade da missão com a Axiom e nossa atual posição com os preparativos da missão Crew-4, tivemos que fazer um pequeno reajuste na data de lançamento desta última”, disse Steve Stich, gerente da NASA parao Programa de Voos Tripulados Comerciais da agência, fazendo menção à missão privada Ax-1, operada pela Axiom Space, que também irá para a ISS antes da Crew-4.

“Nós estamos no meio de um calendário extremamente ocupado nesta primavera”, completou Weigel. A alteração de calendário dá mais tempo livre à NASA e à SpaceX entre as duas missões: a Ax-1 partirá em 6 de abril, próxima quarta-feira.

publicidade

Sobre a missão Crew-4, a NASA antecipa que o lançamento seja realizado às 7:37 (horário de Brasília), partindo do Complexo de Lançamento 39A, no Centro Espacial Kennedy, na Flórida. A previsão de chegada na Estação é às 7:00 do dia seguinte.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!