Todo lançamento de uma nova versão de um game de sucesso traz aquela expectativa: o que mudou? Será que o game está melhor? A Konami promete ter trabalhado para atender as expectativas dos fãs na nova atualização do eFootball e convidou o Olhar Digital para conferir as novidades.

Para os fãs da franquia, que começou lá em 1995 como Winning Eleven, fica o questionamento: será que as características de um game que fez muito sucesso vão voltar? O agora eFootball se tornou gratuito em uma estratégia da empresa japonesa para atrair mais jogadores, tornando o produto mais popular dentro da bolha dos que só têm videogame para jogar futebol.

Leia mais! 

Novidades

O que é certo é que a Konami realizou algumas modificações na estrutura do eFootball, principalmente na forma como os jogadores realizam passes, dribles e chutes.

publicidade

A empresa disse que melhorou o aspecto gráfico, mas, ao testar o jogo, a impressão é a de estar jogando um game de celular em um console potente, como o Playstation 5.

Corinthians x Flamengo no eFootball. Créditos: João Barbosa/Olhar Digital

Ou seja, se a Konami prometeu melhorias gráficas, muito provavelmente foi para evitar aqueles bugs hilários registrados na primeira versão do eFootball, alvo de muitas críticas principalmente nas redes sociais. Vale lembrar que a primeira versão do eFootball não agradou nem mesmo a empresa, que realizou uma pesquisa para entender o que os fãs gostariam que fosse corrigido.

Agora, a Konami está confiante para conseguir resultados melhores não só dentro das quatro linhas do game. “O maior problema foi quando lançamos a primeira versão do game. Estamos bastante confiantes depois de ver todas as pesquisas que os fãs e a comunidade preencheram. Nós pegamos o resultado com bastante seriedade e melhoramos o jogo. Nós acreditamos que essa nova gameplay vai atrair e agradar os fãs”. Essa é a opinião de Robbye Ron, gerente da marca eFootball.

Cristiano Ronaldo no 'eFootball'
Quando lançado, os gráficos do ‘eFootball’ também foram alvos de críticas, pois chegaram bem diferentes do que a Konami havia prometido. Créditos: Reprodução/eFootball

Dream Team

A Konami está apostando todas as fichas em um novo modo de jogo dentro do eFootball, chamado de Dream Team, ou time dos sonhos.

Nele, os gamers vão ter a possiblidade de criar uma equipe com os jogadores que eles acreditam ser os melhores. Dá pra ter Messi, Neymar e Cristiano Ronaldo no mesmo time, por exemplo.

Detalhes do uniforme no eFootball. Créditos: João Barbosa/Olhar Digital

Voltando à gameplay, a minha impressão é que o jogo continua pesado. Não há tanta correria, alguns passes não encaixam e parece que outros são teleguiados: nem com reza brava dá pra interceptar. Mas, a própria Konami disse que a intenção é justamente essa: tornar o jogo mais próximo da realidade, com partidas mais truncadas.

Os times brasileiros vão estar disponíveis no jogo, mas preste atenção para não levar um susto com alguns rostos que não parecem em nada com os jogadores da vida real.

Durante os testes da nova versão do eFootball, jogamos uma partida entre Manchester United e Barcelona, e depois Flamengo contra Corinthians. Na abertura, o fato de que todos os jogadores realizam o mesmo movimento me incomodou um pouco, além dos gráficos com aspectos de celular estarem mais visíveis.

Jogadores realizam o mesmo movimento durante a escalação. Créditos: João Barbosa/Olhar Digital

Em alguns momentos, senti que o campo parecia muito pequeno. Em cerca de dois passes já era possível avançar do campo de defesa até o campo de ataque sem grandes dificuldades.

Qualquer um pode jogar!

Uma boa notícia para quem nunca jogou um game de futebol: não vai ser preciso passar por dores de cabeça para aprender, já que somente algumas partidas são necessárias para começar a pegar o jeito da coisa. “Você não precisa ter expertise. Mas os jogadores tem um caminho para o aprendizado. Se você já tem um conhecimento de futebol, você vai perceber que nós tentamos ir para o caminho mais realista possível, mas ao mesmo tempo fazendo um jogo voltado para os fãs. As pessoas com certeza vão gostar desse game”, disse Robbye Ron, gerente da marca eFootball.

E a Master Liga?

O que eu senti falta foi do aclamado modo Master Liga. Nessa primeira grande atualização do eFootball, a Konami disse que o foco vai ser no Dream Team e na melhora da gameplay para os usuários, mas pelo menos prometeu que o famoso modelo que consagrou o Winning Eleven e o Pro Evolution Soccer vai estar disponível em futuras versões do jogo.

Para as partidas on-line, a Konami liberou o crossplay, no qual é possível jogadores do Xbox One enfrentar gamers do Xbox Series X ou S. O mesmo vale para os que tem Playstation 4 e 5. A empresa disse ainda que, em breve, jogadores do Xbox vão poder enfrentar os que jogam pelo Playstation.

Vale a pena?

Por se tratar de um game gratuito, claramente vale a pena baixar e ter mais um jogo para se divertir com os amigos. A jogabilidade é muito diferente da do FIFA, mas dá pra se divertir com o eFootball, sem dúvida nenhuma.

O lançamento da nova versão está previsto para o dia 14 de abril.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!