Pesquisadores da UC Berkeley fizeram o primeiro grande levantamento de macrofungi na ilha polinésia de Mo'orea, encontrando mais de 500 espécimes diferentes. Esses cogumelos-tampão-de-tinta-de-fadas foram encontrados crescendo em madeira em decomposição. Imagem: Todd Osmundson
Muito se especula sobre qual será a família de vírus responsável pela próxima grande pandemia que pode ser uma ameaça para a saúde global. Porém, essa atenção toda à esses seres microscópicos pode desviar nossa atenção a outras ameaças, como os fungos, que também podem ser perigosos para nós.
Muito se sabe sobre os benefícios dos fungos, que são usados como alimentos, como nos cogumelos shitake e shimeji e na produção da levedura de cerveja. Porém, ainda sabemos pouco sobre as ameaças dos fungos, como os que surgiram e ressurgiram durante a pandemia da Covid-19.
Em meados de 2021, casos graves de Covid-19 geraram infecções oportunistas por fungos, que se mostraram bastante graves em pacientes que estavam se recuperando do vírus. Chamada popularmente de fungo negro, a mucormicose causou muita preocupação na Índia.
Leia também!
Hoje, os fungos também são responsáveis por algumas doenças endêmicas, como a febre do vale, que é reconhecida como uma ameaça para animais e pessoas, já que é comumente encontrada no solo. Os casos da doença têm aumentado significativamente em locais como o sudoeste dos Estados Unidos.
Via: The Week
Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!
Esta post foi modificado pela última vez em 7 de abril de 2022 06:24