A Nissan vai apresentar no Salão do Automóvel de Nova York nesta semana a linha 2023 do Leaf, seu hatch elétrico. Esta deve ser a última versão do carro, que será substituído por um SUV crossover que receberá um investimento de 1 bilhão de libras (cerca de R$ 6 bilhões) da montadora japonesa. Ele será produzido na fábrica da Nissan em Sunderland, na Inglaterra.

O Nissan Leaf foi um dos elétricos pioneiros na indústria americana (e também no Brasil). No último ano, no entanto, enquanto a Tesla liberou 121.610 unidades do Model 3, a fabricante japonesa vendeu apenas 14.239 no mesmo período, marcando um momento de decadência na linha.

Nissan Leaf 2023
Nissan/Divulgação

Ainda assim, a Nissan segue apostando no Leaf, que terá poucas mudanças na linha 2023. Por fora, a frente foi revisada, enquanto os faróis receberam novos detalhes em preto e as rodas de 17 polegadas, um visual mais arrojado. O emblema da marca nipônica também agora é iluminado e o spoiler traseiro e a região inferior da carroceria foram reformulados para melhorar a eficiência aerodinâmica.

Por dentro, o novo logotipo da Nissan foi incluído no volante e o painel de instrumentos ganhou nova animação de inicialização. O modelo básico Leaf S recebeu acabamento em cinza, enquanto o Leaf SV Plus traz detalhes em preto brilhante.

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Nissan Leaf 2023
Nissan/Divulgação

Configurações técnicas

O Leaf S vem com uma bateria de 40 kWh e motor elétrico de 147 cv de potência e 33 kgfm de torque. Já o SV Plus é equipado com uma bateria de 60 kWh e motor de 214 cv e 35 kgfm de torque.

A autonomia para ambas as configurações do Nissan Leaf 2023 ainda não foi anunciada, mas espera-se que seja na mesma casa da linha anterior, com 240 km de alcance para o S e 364 km para o SV Plus.

Nissan Leaf 2023
Nissan/Divulgação

Com uma variedade de dispositivos de segurança e sistema de direção semiautônoma ProPilot Assist na configuração premium, o novo Leaf traz uma bateria com garantia de oito anos, segundo a montadora japonesa.

O preço deve ser divulgado em breve. Mas a montadora japonesa afirma que a versão de entrada será mais acessível do que a linha anterior, que custava em torno de US$ 27.400 (aproximadamente R$ 128.200, na conversão direta sem taxação de impostos).

Nos EUA, o carro deve ser lançado ainda no segundo semestre de 2022. No Brasil, ainda não há previsão de chegada.

Crédito da imagem principal: Nissan/Divulgação

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