A taiwanesa Pegatron, uma das empresas responsáveis pela manufatura de iPhones na Ásia, confirmou nesta terça-feira (12) que suspendeu as operações em duas instalações na China para cumprir com os protocolos de combate à Covid-19 no país.

Uma das fábricas da companhia fica em Xangai, que enfrenta uma série de bloqueios desde março para controlar o que já é considerado o maior surto da doença no país desde a sua descoberta, em Wuhan no fim de 2019.

iPhone 13 pode ter entalhe menor
Analista aponta que o problema pode afetar a produção de iPhones, com estimativa de retomada em maio. Imagem: NYC Russ/Shutterstock

Para contornar o problema, empresas de tecnologia como a Apple e também de outros setores, ainda dependentes do continente asiático para manter o seu ritmo de produção, vêm diversificando suas cadeias de suprimentos.

Leia mais:

publicidade

Paralisação atingiu diversas empresas

Até a última quinta-feira (7), 161 empresas de Taiwan confirmaram que paralisaram suas operações em Xangai e também na região de Kunshan. Do total, 41 delas operam com fabricação de eletrônicos.

O analista Ming-Chi Kuo é um dos especialistas que aponta que o problema pode afetar a produção do aparelho da empresa de Cupertino, com estimativa de retomada em maio. Por consequência, a demanda por iPhones no varejo também pode ser atingida, acrescenta o analista.

A Pegatron, por sua vez, informou em comunicado que a retomada do trabalho nas unidades afetadas depende da liberação do governo. Por ora, a empresa disse que manterá contato com clientes e fornecedores e “cooperará ativamente” com as autoridades para retomar o trabalho o quanto antes.

Vale lembrar que a Foxconn, considerada a maior fabricante de eletrônicos terceirizados do mundo, também foi afetada pelo mesmo problema recentemente. Suas operações em Shenzhen, sul da China, foram interrompidas em março por conta do surto de Covid-19 no país.

Via: Reuters

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!