Um dos maiores desafios de detectar a Covid-19 são seus sintomas. Além de comuns com outras gripes, eles são bastante variados e mudam de pessoa para pessoa, fazendo com que muita gente não desconfie que está com a doença ou só percebe quando já é tarde e o vírus já foi transmitido para terceiros. No entanto, existem alguns sinais que você pode ficar atento, principalmente com as novas variantes em circulação.

Se inicialmente a tosse e a febre eram os principais indicativos, a lista hoje já aumentou bastante, já que os novos casos hoje são dominados pela variante Ômicron, que possui alguns sintomas diferentes dos convencionais da doença.

Veja os sintomas da Covid-19

Grande parte dos pacientes infectados pela Ômicron possuem sintomas muito parecidos com os de um resfriado comum, como dor de cabeça, coriza, espirros e dor de garganta. Porém, pacientes de casos graves demonstraram um sintoma em comum que está preocupando médicos. 

De acordo com o aplicativo criado pelo King’s College London para monitorar o comportamento da doença, milhões de infectados com a nova cepa apresentaram a sensação de confusão mental ou delírio. Foram detectados dois tipos de delírio: hiperativo e hipoativo.  

publicidade

Leia mais:

O primeiro se trata de mudanças drásticas no comportamento, incluindo agitação, angústia e até agressão em casos graves. Por sua vez, o hipoativo é quando o paciente se torna mais retraído e menos responsivo, chegando até a apresentar sonolência exagerada. Os delírios hipoativos são mais difíceis de serem detectados.  

Já a Deltacron, que é a infecção simultânea pela variante Ômicron e a Delta, possui um catálogo ainda mais variado. O mesmo aplicativo indica 14 sintomas para a variante combinada. Sendo os principais: calafrios, confusão mental, febre, fadiga, dor muscular, dor de garganta e perda do olfato.

Recentemente, o Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido (NHS) fez uma atualização adicionando mais sintomas na lista dos primeiros sinais do vírus em adultos. Antes, apenas três sintomas figuravam entre os principais: tosse, febre e perda do olfato. Agora, para facilitar a identificação da doença depois que o governo encerrou a testagem em massa, que dava direito a testes semanais gratuitos para toda a população, foram adicionados novos sintomas da Covid-19 na lista.

Confira a lista com novos sintomas da Covid-19 no Reino Unido:

  • Falta de ar
  • Fadiga ou exaustão
  • Dores no corpo
  • Dor de cabeça
  • Dor de garganta
  • Nariz entupido ou escorrendo
  • Perda de apetite
  • Diarreia
  • Náuseas ou vômitos

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!