A Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou nesta sexta-feira (15) que está monitorando os casos de hepatite de causa desconhecida que afeta crianças na Europa. Até o início de abril foram identificados 74 casos no Reino Unido, mas nenhuma morte foi registrada.  

Seis crianças diagnosticadas com a doença tiveram que passar por um transplante de fígado. A Espanha confirmou outros três casos, enquanto a Irlanda realiza uma investigação sobre possíveis suspeitas.  

Leia também!

Todas as infecções foram analisadas e nenhuma delas eram de hepatites A a D, os cinco tipos mais comum da doença.  Os pacientes tinham idade entre 11 meses e 5 anos.  

publicidade

A maior parte dos casos passam por sintomas que incluem enzimas hepáticas elevadas. Os pacientes também apresentaram icterícia (pele e/ou olhos amarelos), alguns sintomas gastrointestinais, como diarreia, vômito e dor abdominal.  

“Estamos trabalhando com parceiros para aumentar a conscientização entre os profissionais de saúde, para que quaisquer outras crianças que possam ser afetadas possam ser identificadas precocemente e os testes apropriados realizados”, relatou a Meera Chand, diretora de infecções clínicas e emergentes da Agência de Segurança da Saúde do Reino Unido (UKHSA). 

Hepatite
OMS anuncia que está monitorando casos de hepatite misteriosa que afeta crianças na Europa. Imagem: Alona Siniehina/Shutterstock

Chand apontou que estão sendo realizadas investigações para entender o que está motivando essa onda de infecção. Acredita-se que a Covid-19 e “outras infecções” podem ser considerados como causa.   

A agência de saúde do Reino Unido ressaltou que o problema não possui nenhuma ligação com a vacinação contra o SARS-CoV-2, basta notar que muitas crianças afetadas ainda não são elegíveis para a imunização.   

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!