O Little Signals (pequenos sinais) é um novo projeto do Google que busca criar formas mais suaves e menos invasivas de passar notificações para os usuários, usando diferentes métodos.

São seis objetos que usam ar, botões, movimentos, ritmos, sombras e toques para mostrar as notificações e avisos de uma forma lúdica, cada um de um jeito diferente. No release, o Google diz que os objetos usam pistas sensoriais para chamar a atenção de forma sutil.

publicidade

Um deles sopra um vento leve em cima das plantas, outro toca sons ambientes. Outro dispositivo gira e dá pequenas batidas no vidro do remédio na hora certa. Clique abaixo para ver o vídeo de apresentação do projeto Little Signals.

Como funcionam as notificações do projeto Little Signals do Google

No site oficial do projeto Little Signals, o Google explica melhor o funcionamento de cada um dos aparelhos, que usam Arduino.

publicidade

O primeiro deles usa pequenos jatos de ar para enviar as notificações. Ele pode ser usado ao lado de uma cortina ou de uma planta, assim você fica sabendo que existe uma notificação por esse movimento sutil.

O segundo é um botão, com a parte de cima giratória, e vai subindo quando tem novas notificações, e toca um som quando está cheio. Além disso, ele pode ser girado para a direita e para a esquerda para mostrar mais ou menos detalhes.

publicidade

O terceiro objeto usa o movimento de sete pinos para mostrar as notificações, e cada um deles funciona de forma independente ou em grupo.

Dispositivo usa sons para passar notificações
Dispositivo usa sons para passar notificações / Divulgação: Google

Outro dispositivo passa as notificações através de sons ambientes, mas usa tons diferentes para mostrar a importância do aviso. Além disso, ao passar a mão sobre o objeto, ou virar ele de cabeça para baixo, a notificação é silenciada.

publicidade

O Google mostrou outro objeto que é tão curioso quanto discreto, pois usa as sombras que ele próprio emite para mostrar novas notificações.

Aparelho conta com ponteiro que dá pequenas batidas em objetos reais para passar notificações
Aparelho conta com ponteiro que dá pequenas batidas em objetos reais para passar notificações / Divulgação: Google

Finalmente temos o último dispositivo, com um ponteiro como o de um relógio, que usa as superfícies do ambiente para dar uma pequena batida, e assim, chamar a atenção do usuário.

Leia também:

Via The Verge

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!