Jogos gratuitos do Xbox podem receber publicidade contextual

Publicidade em jogos feita pela Microsoft não devem atrapalhar a jogatina ou ocupar toda a tela do jogador, nem mesmo aparecer em jogos pagos
André Fogaça17/04/2022 16h10
xbox series s roda jogos
Imagem: Miguel Lagoa/Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Rumores apontam para a presença de publicidade dentro de jogos gratuitos do Xbox, como forma de gerar mais receita para as empresas envolvidas. A propaganda não deve ser entregue em banners ou interrupções da jogatina, mas como um painel ou outdoor na beira da estrada em um game de corrida, por exemplo.

Publicidade em jogos não é algo extremamente novo e faz todo trabalho de pagar por um game que é entregue de forma gratuita, situação muito comum em smartphones – não existe almoço de graça, lembre-se disso. Este tipo de espaço para propaganda deve ser reforçado pela própria Microsoft nos títulos para o Xbox.

Leia também

A informação vem de fontes próximas ao assunto, em uma publicação no site Insider. Além de ajudar no lado financeiro das empresas, a gigante do software deve utilizar este novo espaço de publicidade para tentar atrair mais desenvolvedores, inflando a quantidade de jogos presentes em sua plataforma.

Jogos já usam publicidade contextual

Fontes ainda garantiram que a Microsoft não deve ter nenhuma espécie de taxa para repassar o valor gerado em visualização da peça dentro do jogo, entregando o valor diretamente para os responsáveis pela publicação e desenvolvimento do game, que geralmente são companhias distintas.

Existe ainda o receio da Microsoft liberar a publicidade em jogos e assim receber críticas ferrenhas, principalmente por conta do preço oficial de lançamentos da atual geração. No Brasil um título de grande alcance (chamado de triple A) tende a custar R$ 350, ou US$ 70 nos Estados Unidos e em outros mercados.

Estes jogadores devem continuar recebendo apenas a publicidade já contida em jogos como a presença do energético Monster em Death Stranding, além do serviço de streaming Netflix em Saints Row 2. O foco da Microsoft, ao que tudo indica, está apenas nos jogos gratuitos.

Via: The Verge.

Imagem destacada: Miguel Lagoa/Shutterstock

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!


Amazon Prime também é feito para jogadores!

Todo mês, obtenha itens exclusivos, jogos grátis, uma assinatura gratuita na Twitch.tv e muito mais com sua assinatura Prime. Clique aqui para um teste gratuito de 30 dias.

André Fogaça é jornalista formado pela FIAM FAAM, com mais de 12 anos de experiência e conhecimento acumulado em mais de 500 reviews de celulares e tablets. Já passou pelo Canaltech e Tecnoblog.