Quase 40 anos se passaram desde a chegada de “Duna“, filme de David Lynch de 1984, e agora ele afirma faria uma versão do diretor do longa.

A primeira adaptação do livro “Duna”, de Frank Herbert, não caiu nas graças do público ou da crítica como a nova, de Denis Villeneuve. Mas com a chegada da nova, perguntas sobre a anterior voltaram a rondar o diretor David Lynch.

Apesar do apreço que alguns fãs tem pela obra, David Lynch não mostrava muita apreciação por sua versão de “Duna” em entrevistas anteriores. Mas agora, em uma entrevista ao AV Club, Lynch afirmou que estaria aberto a fazer uma versão com o corte do diretor do longa de 1984. No entanto, ele não acredita que isso acontecerá.

Um corte do diretor é uma versão diferente da comercial, que é a que acaba nos cinemas. Ela é algo mais próximo do que o diretor pensou artisticamente para um filme. Enquanto isso, a versão comercial pensa mais no público e em como ele vai receber a história. Um exemplo popular e recente de um corte do diretor foi a feita por Zack Snyder, de “Liga da Justiça“.

publicidade

Em sua entrevista ao AV Club, ao ser perguntado sobre retrabalhar “Império dos Sonhos”, o diretor mencionou “Duna”.

“As pessoas dizem: ‘Você não quer voltar e brincar com Duna?’ E eu estava tão deprimido e enojado com isso, sabe? Eu quero dizer, eu amei todos com quem trabalhei; eles eram tão fantásticos. Eu amei todos os atores; Eu amei a equipe; Eu adorava trabalhar no México; Eu amei tudo, exceto que eu não tinha o corte final. E eu até amava Dino [De Laurentiis], que não me dava o que eu queria [risos]. E Raffaella, a produtora, que era sua filha, eu a amava. Mas a coisa foi uma horrível tristeza e fracasso para mim, e se eu pudesse voltar eu já pensei, bem, que talvez eu voltasse.”

Leia mais! 

No entanto, ele prosseguiu afirmando “É, mas quero dizer, ninguém vai… Não vai acontecer”. No entanto, com todo o sucesso do filme de Denis Villeneuve, não é inimaginável que David Lynch receba a oportunidade de recriar sua versão de “Duna” e agora, mais do que nunca antes, ele parece que pelo menos cogitaria a possibilidade.

“Duna” de David Lynch 1984 está disponível na Netflix, enquanto o filme de Denis Villeneuve de 2021 está na HBO Max.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal.